A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Índice de Confiança de Serviços cai em maio, mostra FGV




O ICS (Índice de Confiança de Serviços), divulgado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta segunda-feira (4), apresentou queda na passagem de maio de 2012, frente ao mesmo período do ano passado. A queda do indicador, medido em parceria com o Banco Central, foi de 5,9% no quinto mês de 2012. Já a pontuação passou de 133,5 para 125,6 pontos.

Para se ter uma ideia, o resultado foi considerado o pior desde agosto de 2009, quando avariação interanual chegou a -4,8%.

Outro movimento de queda pode ser observado ainda na medição do mês anterior a maio, ou seja, abril deste ano. De acordo com a FGV, em tal período o índice apresentou um recuo de -2,48% entre abril e maio deste ano.

Composição
O ICS é composto por dois subíndices: o ISA-S (Índice da Situação Atual), que analisa a confiança em relação ao presente, e o IE-S (Índice de Expectativas), que mede o sentimento quanto ao futuro.

Em maio, o otimismo dos empresários foi fortemente influenciado pelo índice de situação atual, que registrou queda interanual de 8,1%, passando para 109,5 pontos.

Outro que variou negativamente em maio foi o IE-S, que registrou uma queda de -4,1% sobre o mesmo período do ano passado. A pontuação de tal índice caiu de 147,8 para 141,7 pontos no último mês.

Expectativas
E no que diz respeito a comparação interanual, os indicadores do nível de demanda para os próximos três meses e do ambiente dos negócios nos seis meses seguintes influenciaram na mesma proporção a queda do IE-S.

Neste quesito, das 2.668 empresas consultadas, 46,2% estão prevendo um crescimento da demanda atual. No ano passado, este percentual era de 51,9%.  Já a parcela das que esperam queda passou de 3,3% em maio do ano passado para 4,4% do total no mês passado.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário