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terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente: sustentabilidade não é só para as grandes




Não é de hoje que as MPEs (micro e pequenas empresas) começaram a enxergar a sustentabilidade como uma importante aliada nos negócios, afinal, além de favorecer o meio ambiente, a iniciativa costuma garantir uma imagem única à corporação: a de uma empresa socialmente correta. E isso, acredite, tem sido muito importante no mercado, especialmente aos micro e pequenos empreendedores.

Para se ter uma ideia, as MPEs que mantêm uma imagem positiva costumam agradar tanto, que nem mesmo os consumidores chegam a se importar de pagar quase 10% mais por seus produtos e serviços.

“Se os produtos e serviços colocados à disposição resultarem de práticas sustentáveis, os consumidores sequer se importarão de pagar mais, já que estão mais seletivos e exigentes quanto à qualidade e à certificação do que é oferecido no mercado”, informa o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Empresários
E não são apenas os consumidores que percebem os benefícios das ações sustentáveis, mas também os empresários.

De acordo com a Sondagem de Sustentabilidade - 5ª Edição do Ponto de Vista dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em junho de 2011, 79% dos 3.058 empresários consultados disseram acreditar que as empresas que adotam ações de preservação do meio ambiente podem atrair mais clientes.

Por isso, apostar neste negócio pode se mostrar uma boa iniciativa, não é mesmo?

Mas por onde começar?
Apesar de o começo ser mais difícil do que em uma grande empresa, por conta da escassez de recursos financeiros, em uma pequena empresa, a implantação de uma ação sustentável precisa seguir um planejamento estratégico mais apurado.

Por isso, o primeiro passo para quem deseja adotar práticas sustentáveis consiste na adoção de recursos que aumentem a eficiência.

"Muitas práticas podem ser feitas com poucos recursos, proporcionando retornos imediatos e à longo prazo. A colocação de lâmpadas eficientes e sensores energéticos é uma delas”, diz o especialista em planejamento, economia política do desenvolvimento sustentável e responsabilidade social de empresas, José Antônio Puppim de Oliveira.

Segundo ele, tal ação pode garantir um retorno econômico que certamente levará o empresário a melhorar outros processos de sua organização, bem como a imagem de sua empresa.

Fonte: InfoMoney

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