Os empresários do comércio estão mais otimistas. Segundo o Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio), realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo), o indicador da confiança apresentou alta de 2,2% em outubro na comparação com setembro.
Entretanto, na comparação com setembro do ano passado, o indicador registrou queda de 1,6%, enquanto na comparação trimestral, a baixa foi de 3,4%. Com isso, o indicador ficou em 128 pontos. O indicador varia de 0 a 200 pontos sendo que acima de 100 pontos demonstra otimismo.
Subíndices
O Icec é compostos por três subíndices: condições atuais, expectativa e investimentos. Na comparação mensal, todos apresentação alta. Na primeira, a elevação foi de 2,9%, entanto, a percepção do empresário recuou 7,7% em relação a outubro de 2011 e 11,1% no trimestre, compreendido entre agosto e setembro.
Por sua vez, o índice de expectativas do empresário apresentou alta de 2% em relação ao setembro. Segundo a pesquisa esse resultado foi influenciado pelo incremento na expectativa dos empresários em relação à economia (2,8%), ao setor varejista (1,5%) e à sua própria empresa (1,74%).
O indicador investimentos apresentou avanço de 2% em relação a setembro e de 1,4% na comparação com outubro de 2011, chegando a 116,9 pontos.
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário