O brasileiro está mais cauteloso e conservador no consumo, diz pesquisa realizada pela Ipsos em parceria com a Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento). O automóvel foi considerado o item que o brasileiro está mais inseguro em financiar, 75% dos 1000 entrevistados disseram estar “pouco seguro” ou “nada seguro” em adquirir um financiamento para trocar o carro ou comprar um novo.
Nos próximos meses, o consumidor está planejando comprar bens de menor valor como geladeira, fogão e TV. No 4º trimestre de 2012, a geladeira é a campeã de escolha dos consumidores, 93% dos entrevistados disseram que tem planos em adquirir este bem por meio de financiamento. A intenção de comprar um fogão atinge 73% dos participantes e 65% desejam ter uma televisão nova, considerando efetivar financiamentos em todas estas compras. Apesar de estarem inseguros em comprar automóveis, 71% responderam que desejam comprar um veículo novo.
Em relação às compras já feitas nos últimos três meses, os consumidores financiaram principalmente fogões (76%), seguido por TVs (53%), geladeiras (50%) e carros (46%), sendo que este último não foi comprado à vista por nenhum dos consumidores entrevistados.
Endividamento
O Índice de Propensão ao Endividamento, feito pela pesquisa, mostra o quão propenso está o consumidor brasileiro para se endividar. Embora geralmente as pessoas não se endividem para comprar itens de menor valor, Alimentação e Vestuário ficaram com níveis de 71% e 56% dos entrevistados, respectivamente, no quesito “muito seguro” e “seguro” para se endividar.
Já para bens como fogões e TVs, 37% dos entrevistados estão seguros ou muito seguros para comprá-los contraindo dívidas, enquanto que para as geladeiras este nível é de 36%.
Durante o 7º Seminário Internacional Acrefi, na manhã desta quarta-feira (17), o economista-chefe da Associação, Nicola Tingas, afirmou que a linha branca é financiada principalmente pelas classes D e E, sendo que a maior parte das dívidas foram feitas com o crédito bancário nas próprias lojas, por meio dos cartões. “O crédito bancário é o que os endividados pagam por último, já o financiamento de automóveis é o que tem menos atrasos nos pagamentos”, diz Tingas.
Ainda de acordo com a pesquisa da Acrefi/Ipsos, de um total de 1000 entrevistados, 48% afirmaram ter financiamento ou empréstimo com parcelas atrasadas, ou seja, já são considerados como endividados. E as principais explicações dos consumidores para tantas dívidas foram: falta de dinheiro, prioridade com outros gastos, juros altos e por último, por estarem desempregadas.
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário