Os usuários de smartphones estão cada vez mais preocupados sobre a forma como suas informações pessoais são compartilhadas, ou coletadas, por aplicativos adquiridos. Tanto que mais da metade dos usuários (57%) já desinstalou ou deixou de instalar um aplicativo.
Os dados da pesquisa, realizada pelo Pew Internet Project, mostram que 54% dos entrevistados decidiram não instalar um aplicativo após descobrir a quantidade de informações que precisariam compartilhar a fim de usá-lo. Já 30% optaram por desinstalar um aplicativo pelas mesmas razões.
Outras medidas de seguranças tomadas pelos usuários foram fazer um back up (cópia) de fotos, contatos e outros arquivos – para caso o celular seja perdido ou quebrado – com 41% das respostas, limpar o histórico de navegação ou pesquisa (32%) e desativar o recurso de rastreamento de localização (19%), com receio de que indivíduos e empresas possam acessas informações.
Roubos
O levantamento também revelou que 31% dos proprietários de celulares já tiveram seus aparelhos roubados, sendo que 12% responderam já sentir a privacidade invadida após outras pessoas acessarem o conteúdo dos seus smartphones.
Os usuários entre os 18 e 24 anos, são os que mais sofrem com esses problemas. Cerca de 45% já foram roubados e 24% responderam que alguém acessou seu telefone de uma maneira que comprometeu sua privacidade.
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário