Ninguém é obrigado a gostar de um colega de trabalho, mas é preciso colocar alguns limites para que esse sentimento não afete sua vida profissional. No entanto, no ambiente corporativo as coisas são diferentes, você pode até não gostar de seu colega, mas precisa conviver com ele.
Segundo a gerente de Transição de Carreira da Thomas Case & Associados, Monah Saleh, as pessoas confundem bastante o ambiente profissional e acreditam que lá é a extensão de seu lar. “Tem que ter colegas, respeitar e trabalhar bem”.
Mais
profissionalismo
O funcionário não pode colocar seus objetivos profissionais em segundo plano, discutindo relações pessoais. Segundo Monah em muitas situações é preciso relevar os acontecimentos. Temos muitos sentimentos que movimentam as relações e a proximidade no ambiente corporativo pode aflorar esse sentimentos.
O funcionário não pode colocar seus objetivos profissionais em segundo plano, discutindo relações pessoais. Segundo Monah em muitas situações é preciso relevar os acontecimentos. Temos muitos sentimentos que movimentam as relações e a proximidade no ambiente corporativo pode aflorar esse sentimentos.
Monah
destaca que as pessoas criam laços de amizade, tem mais sintonia com um ou
outro, mas é preciso tomar cuidado no trabalho. Segundo ela é possível evitar
problemas, quando você gosta da empresa, do trabalho, mas não gosta de alguma
pessoa.
- No ambiente de trabalho não
leve nada para o lado pessoal e da amizade.
- Seja maduro e profissional.
Se precisar falar com uma pessoa que não gosta, não mande recados,
procure-a e use fundamentos para evitar que seja levado para o lado
pessoal.
- Procure ficar o mais
distante possível dessa pessoa para evitar problemas. Evite emitir
opiniões negativas em relação a esse colega, isso pode causar um confronto
desnecessário.
- Mantenha o respeito e o
profissionalismo. A gerente de carreira da Thomas Case & Associados
diz que essa falta de “sintonia” com o colega não pode ir para o lado
pessoal e se transformar em “mania de perseguição”.
- Leve a situação para seu
gestor somente em casos extremos, quando não conseguir mais contornar a
situação.
Não gosto
do meu chefe
Se o funcionário não gosta do chefe ele deve manter mais ainda sua postura profissional. O líder também tem as pessoas que ele mais ou menos gosta na empresa, e todos devem estar preparados para trabalhar com isso.
Se o funcionário não gosta do chefe ele deve manter mais ainda sua postura profissional. O líder também tem as pessoas que ele mais ou menos gosta na empresa, e todos devem estar preparados para trabalhar com isso.
É preciso
controlar para que o desafeto não atrapalhe no seu dia a dia. Monah lembra que
você não é obrigado a se relacionar fora do trabalho com nenhum colega da
empresa. “A opção de estar com alguém é sua”, diz. “Dentro da empresa faz parte
do seu convívio e fora dali você tem contato com pessoas que você realmente
gosta”.
Fonte: InfoMoney
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