Inovar
é a premissa que permite algumas empresas atingirem a longevidade. Mais que
isso, nós todos admiramos as empresas inovadoras, pois elas disponibilizam ao
mercado produtos que facilitam nossas vidas.
A
inovação ocorre a partir de uma criação, invenção, da busca pela solução de
problemas ainda não resolvidos ou do aprimoramento de soluções já existentes
para problemas que o homem enfrenta ao longo da vida e no seu dia a dia.
Os
problemas são desafios relacionados às mais variadas áreas do conhecimento: da
melhoria da saúde humana, ao aumento da produtividade de uma indústria; da
melhoria na qualidade de vida das pessoas nas grandes cidades, ao aumento da
eficiência nas comunicações etc.
Para
que a inovação ocorra deve existir pelo menos um protagonista: o
empreendedor. Note que não é o criativo, o inventor ou a pessoa mais
brilhante que necessariamente ocupa o papel de protagonista do processo de
inovação.
Mas nem
todo empreendedor é inovador. Isso porque a maioria dos empreendedores faz mais
do mesmo, ou seja, não cria algo diferente para o mercado onde quer atuar e não
compete com diferencial perante a concorrência.
O
brasileiro é bastante conhecido por ser criativo e cheio de ideias para
resolver os problemas do cotidiano, mas infelizmente essas ideias criativas
parecem não se refletir em inovações sustentáveis, que façam a diferença no
mercado.
Tal
fato ocorre porque a criatividade em si não garante a inovação. A inovação
geralmente advém de ideias criativas, mas a ideia só se torna inovação quando
se materializa na forma de uma solução (produto/serviço) eficaz para resolver
problemas.
Inovar
não é fácil, exige esforço e investimento e nem sempre o resultado final da
empreitada leva a resultados positivos ao empreendedor. Por isso, muitos
empreendedores nem chegam a tentar, além daqueles que desistem quando não
enxergam uma solução viável.
As
inovações que geram valor, por mais simples que sejam quando observamos o
resultado final, demandam conhecimento profundo do problema e da técnica que
leva à solução. Se o empreendedor não tem o hábito de pesquisar e não domina
determinada área do conhecimento considerada crucial para sua atuação no
mercado, dificilmente vai inovar.
Por
isso que apenas criatividade não basta, há que se preparar para transformar
ideias criativas em oportunidades de negócios com diferencial competitivo e que
tenham uma proposta clara de valor gerado ao cliente. Esse é o grande desafio
da inovação...
Fonte: UOL Notícia
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