Apesar
de a ideia de usar a pressão para persuadir alguém a tomar determinada decisão
ter uma conotação geral negativa, algumas empresas se inspiram na pressão
coletiva ao lançarem novos produtos.
Não é
novidade para os empreendedores que muitas pessoas tendem a seguir seus pares
ao adquirir determinado produto ou serviço. A ideia de seguir padrões de
pessoas da sua comunidade ou que pertençam ao seu grupo faz com que você se
sinta inserido.
Do ponto
de vista dos negócios, muitos empreendedores usam essa tendência ou
comportamento para instigar mais pessoas.
Um
exemplo típico citado pelo pesquisador Robyn Bolton, que estudou esse tema, é o
da companhia de energia que apresenta os gráficos comparativos de consumo dos
seus vizinhos para inspirá-lo (ou pressioná-lo) a consumir de maneira mais
eficiente.
Aliás,
essa tática poderia ser usada de maneira ampla nos condomínios de São Paulo que
possuem controle interno do consumo de água. Seria uma maneira de incentivar
mais pessoas a consumir menos água, algo de extrema importância nos dias
atuais.
Outro
exemplo é o caso de academias que resolvem oferecer aos usuários uma opção para
medirem a si mesmos e se compararem com colegas e amigos, na esperança de que a
competição os encorajará a se exercitar.
Mais um
exemplo nessa mesma linha são os aplicativos usados por amantes de corrida que,
ao praticarem seus treinos, podem comparar seu desempenho com o de pessoas de
sua rede social. Com isso há um estimulo extra para melhorar seus próprios
índices.
Em
tempos de exposição maciça na mídia e de compartilhamento nas redes sociais, os
empreendedores podem e devem capitalizar sobre as oportunidades de vender mais
com base nessa tendência.
De
maneira indireta, você acaba tendo pessoas praticando, mesmo sem saber, o papel
de vendedores idôneos e que ajudarão seus produtos venderem mais rapidamente.
Por
isso, na próxima vez que for lançar um produto ou mesmo reformular a estratégia
de venda de produtos atuais, pense no poder da pressão exercida pelas pessoas
de uma mesma comunidade e que fazem o potencial cliente consumir mais.
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