Todo empreendedor, após
ter clareza do negócio que vai criar e decidir colocar em prática seu sonho,
precisa montar a equipe inicial que dividirá com ele o desafio de tirar do
papel a ideia de negócio.
Trata-se
de uma atividade aparentemente simples, mas que pode definir o futuro do
negócio. Se a equipe inicial não estiver em consonância com o que pensa o dono,
o negócio tende a fracassar muito rapidamente.
Isso
porque a cultura corporativa se molda a partir dos primeiros funcionários da
empresa. E eles precisam estar em sintonia, acreditar no modelo de negócio,
confiar uns nos outros, mostrar comprometimento e sede de crescer.
Não
é raro que conflitos ocorram muito rapidamente em qualquer negócio. Para evitar
que isso se torne rotina, as reuniões iniciais com todo o time e a discussão do
modelo de negócio devem ser prioridade antes de qualquer análise de processos
operacionais.
Aos
funcionários precisa ficar claro qual é a estratégia da empresa e, mesmo que
não concordem 100%, precisam se mostrar interessados em testar o modelo. Isso
porque nenhum modelo conceitual ou estratégia é infalível e só se mostrará
viável ou não após colocado em prática.
Em
conversa com empreendedores que estão estruturando seus negócios observo que os
dilemas iniciais de muitos deles são parecidos.
E
por incrível que pareça convencer a equipe inicial e ter um time coeso e em
consonância com o pensamento dos sócios é um desafio que se apresenta à maioria
dos negócios em formação.
Um
deles me disse claramente "O mais difícil é a venda interna", ou
seja, que vender para os clientes aparentemente é até mais simples que vender
uma ideia para um time que não está em sintonia com os donos.
Conforme
o negócio cresce, se este tipo de situação se perpetua, os desafios se tornam
quase intransponíveis. As empresas perdem tempo e dinheiro em discussões
internas e muitos negócios chegam a quebrar influenciados fortemente por tal
situação.
O
recado que fica aos empreendedores que estão estruturando um negócio agora é
colocar metas para o time logo de início e sentir se estão realmente dispostos
a tentar ir atrás.
Você
deve ainda lembrá-los que todos estão no mesmo barco, que você e seus sócios
acreditam no modelo e querem testá-lo, mesmo sabendo que podem errar.
Isso
é o que fazem os grandes empreendedores. Não se prendem a premissas
pré-concebidas ou modelos claramente testados.
Eles
querem inovar e fugir do lugar comum. E, quando o fazem, correm riscos,
contrariam o óbvio e, se a equipe não estiver em ressonância, pensando na mesma
frequência, talvez seja melhor buscar novos integrantes para a fase inicial do
negócio.
Fonte: UOL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário