Abrir uma empresa é um
dos maiores desafios da vida, e apenas pessoas realmente determinadas são
capazes de encontrar o caminho para o sucesso. Como a paixão é um dos
motivadores eficazes, também é um dos indicadores mais fortes sobre se uma
ideia levará ao lançamento de uma empresa próspera.
Quando
você tiver uma ideia "ah-há!", preste atenção: talvez essa ideia
ajude você a identificar uma lacuna no mercado, ou até mesmo a sacudir um
setor. Mas o lançamento de uma nova empresa apenas para ganhar dinheiro
provavelmente resultará em fracasso; se você não se importar profundamente com
sua ideia, como conseguirá motivar outros a trabalharem com você ou a comprarem
seu produto ou serviço?
Grandes
ideias frequentemente são transferíveis. Se você tem uma ideia que pode
funcionar em uma área pela qual você não tem paixão, em vez disso pense em
formas como poderia aplicá-la em um setor que lhe atrai. Olhe para sua ideia
por uma perspectiva diferente e você poderá se surpreender com os resultados.
Aqui
está um exemplo do que quero dizer. Pessoalmente, eu nunca tive boa cabeça para
finanças. Nos primórdios da Virgin, nós tivemos alguns relacionamentos
realmente turbulentos com bancos. Alguns dos momentos mais difíceis da minha
vida foram passados sentado descalço em conselhos diretores tediosos (isso foi
durante meus tempos de hippie) discutindo o futuro da Virgin com gerentes de
banco.
Compreensivelmente,
as pessoas se surpreenderam quando decidi entrar no mundo das finanças com o
lançamento da Virgin Money em 1995, mas nossa equipe viu uma ótima oportunidade
de reformar o atendimento ao cliente no setor bancário. Apesar de não ser
apaixonado por atividades bancárias, atendimento ao cliente é algo que me
interessa. Na verdade, é o que move a Virgin.
Nossa
equipe queria fazer uma verdadeira diferença em um campo maduro para
rompimento, então ingressamos. Desde então nós temos trabalhado incansavelmente
para transformar a empresa em um dos principais bancos do Reino Unido,
esforçando-se para ser benéfico para todos.
Nossa
meta nunca foi simplesmente lucrar: nós queríamos instilar nossa paixão pelo
atendimento ao cliente em um setor que era conhecido por carecer disso. Nossa
intenção também era reinventar o serviço bancário com nossa abordagem direta e
o toque inimitável da Virgin.
Uma
de nossas inovações foi o Virgin Money Lounge, baseado em nosso conceito de
salas VIP de aeroporto, que foi o primeiro do gênero no setor bancário.
Após
a crise financeira de 2008-2009, as pessoas começaram a pensar que os bancos
tinham a responsabilidade de ajudar seus clientes a prosperarem, e em educá-los
melhor sobre assuntos financeiros. Essa nova consciência mudou o setor: os
bancos agora precisam apresentar resultados financeiros e sociais positivos, e
respeitar um conjunto firme de valores.
Esse
é o motivo fundamental para termos entrado no setor bancário. Nós apenas não
tínhamos paixão por finanças; tínhamos paixão por torná-la acessível e
compreensível. Nossos esforços deram fruto no final do ano passado, quando a
Virgin Money passou a ser uma empresa de capital aberto.
A
paixão também é importante porque você precisa inspirar seu pessoal quando você
lança uma empresa, e precisa ajudá-los a acreditar em sua visão do futuro. Em
outras palavras, você precisa ser um líder passional com um propósito. Líderes
assim são fundamentais para o sucesso da Virgin.
Veja
Jayne-Anne Gadhia, a presidente-executiva da Virgin Money. Ela está na Virgin
Money desde o início, seguindo resolutamente seu lema: nunca desista. E ela não
desistiu. Apesar de termos enfrentado vários reveses ao longo do caminho, a
paixão dela pela empresa manteve sua mente clara e seu espírito animado.
Apesar
de eu não acreditar que paixão possa ser ensinada, eu acho que ela é contagiosa
–a de Jayne-Anne certamente é. Quando você acredita em algo, a força de suas
convicções provocará o interesse de outras pessoas e as motivará a ajudá-lo a
atingir suas metas. Isso é essencial para o sucesso.
Mike,
meu conselho para você seria voltar àquele momento "ah-há!" e tentar entender
o que motivou você a pensar naquela direção –a paixão por trás da sua ideia
pode levar você ao setor ou atividade que realmente lhe interessa. E lembre-se,
paixão é mais que uma atitude. É uma exigência para qualquer empreendedor ou
líder empresarial.
Fonte: UOL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário