A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Economia brasileira cresceu 0,9% no 1º trimestre, estima Serasa




A atividade econômica brasileira teve expansão de 0,9% no primeiro trimestre, na comparação com os últimos três meses de 2012, de acordo com indicador da Serasa Experian. Ante o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 2,5%.

O número estimado pela Serasa é menor que o estimado pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), de alta de 1,05% de janeiro a março deste ano sobre outubro a dezembro de 2012. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o IBC-Br subiu 1,79%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o resultado do PIB na próxima quarta-feira, dia 29.

Nas contas da Serasa Experian, apenas em março a atividade cresceu 0,4% sobre fevereiro, feitos os ajustes sazonais. Na comparação com março de 2012, a alta foi de 1,8%. Em fevereiro, o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica recuou 0,2% e, em janeiro, subiu 0,8%.

"O resultado da atividade econômica, tanto em março quanto no acumulado do primeiro trimestre de 2013, reforça o atual momento de retomada mais firme do crescimento econômico, após o fraco desempenho observado em 2012", diz a empresa, em nota.

Oferta

Em março, do ponto de vista da oferta agregada, o melhor resultado foi obtido pelo setor agropecuário, que teve expansão de 2,9%. No trimestre, o setor se expandiu 3,7% frente ao último trimestre de 2012.

A indústria também se recuperou da queda de 1,1% em fevereiro para subir 0,8% em março. De janeiro a março, o setor se expandiu 1% ante outubro a dezembro.

Por fim, o setor de serviços avançou 0,3% em março, após ter recuado 0,1% em fevereiro e encerrou o trimestre com alta de 0,8% frente ao último trimestre de 2012.

Demanda

Pelo lado da demanda agregada, apesar de ter recuado 1,9% em março (após altas de 3,5% em janeiro e 2,8% em fevereiro), a formação bruta de capital fixo (investimentos) encerraram o primeiro trimestre de 2013 com expansão de 4,9% ante o quarto trimestre de 2012. Foi o melhor desempenho entre os itens da demanda.

O consumo das famílias e consumo do governo apresentaram resultados semelhantes em março, crescendo 0,3% e 0,2% respectivamente, perante fevereiro. No acumulado do primeiro trimestre, a alta no consumo das famílias foi de 1,1% e no consumo do governo, de 1,4%, sempre em comparação com o quarto trimestre de 2012.

O resultado da atividade econômica só não foi melhor neste primeiro trimestre devido ao fraco desempenho do setor externo da economia brasileira, segundo a Serasa Experian. As exportações de bens e serviços caíram 3,4% no primeiro trimestre de 2013 (apesar da alta de 4,0% observada em março) sobre o último de 2012, e as importações aumentaram 6,5% durante os três primeiros meses de 2013 (0,9% em março).

Fonte: UOL Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário