Pouco a pouco a
decoração de Natal vai surgindo: casas, vitrines, lojas de departamentos e de
shoppings, ruas, praças de fachadas de prédios. Outras decorações são
requintadas, caras e envolvem projetos que demandam meses de preparação por
profissionais especializados.
Assim, o encanto e a
magia do Natal vão chegando, trazendo árvores, guirlandas, renas, Papais-noéis,
luzes, anjos, festões, ramas, velas. Laços, bolas, pingentes e muitas luzes.
Figuras, animais e elementos animados.
Afinal, a tecnologia
entrou com vontade e os animatrônicos e até a interatividade são incorporadas
nos projetos mais sofisticados e ousados.
As decorações variam
segundo os ambientes –externo ou interno–, segundo temas, e podem incluir peças
elaboradas por artistas plásticos, como tronos de Papai-Noel customizados.
As prefeituras entram no
páreo, enfeitando as suas cidades como um atrativo a mais para as pessoas
frequentarem as áreas centrais e comerciais, preocupando-se em atrair
visitantes.
E, não somente as
famosas Gramado (RS), Campos do Jordão (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR) ou
Rio de Janeiro (RJ) que certamente contratam empresas especializadas para
realizar a decoração.
Outras cidades menores
estão verificando que, mesmo sem gastar muito dinheiro, mas graças ao espírito
natalino empreendedor, podem se enfeitar para esta época.
Assim, usam seus
próprios funcionários, envolve a população local, caso do Sonho de Natal de
Santa Fé do Sul (SP), cujo projeto utiliza quase um milhão de garrafas PET e um
milhão de luzes, e pretende atrair 100 mil turistas.
Ou São Gabriel do Oeste
(MS) que resolveu inovar usando a nossa fauna pantaneira com seriemas, tuiuiús
etc. (Aleluia, que há alguém saindo das cópias dos Natais europeus!), também
elaborados de garrafas PET pelas mulheres do presídio feminino e de grupos de
artesãs locais.
E, se alguém pensar que
este esforço somente começa no fim do ano está completamente enganado. A cadeia
deste setor se movimenta desde o primeiro semestre do ano.
Há uma feira
especializada e consolidada há 5 anos –a Feira Internacional de Artigos e
Decoração de Natal– Natal Show, promovida pela Francal Feiras. No próximo ano
ela será de 31 de Maio a 3 de Junho.
Ou seja, quem quiser ver
um Natal fora de época, visite a feira. Afinal, os mais de 120 expositores (em
2013) criam toda a atmosfera natalina para exibir seus produtos, ligando e
atraindo o setor varejista, importadores, fabricantes, lojistas, shopping centers,
prefeituras, decoradores e demais profissionais envolvidos (24200 visitantes
neste ano).
Apresenta as novidades,
os lançamentos, oferece variedade, diversidade de materiais e de qualidade.
A Revista Natal Show
ligada à Feira informa que o setor de decoração para as festividades do fim do
ano já seria bilionário, e apresenta cifras crescentes.
Porém, também se pode
abastecer de produtos pela internet, pois há empreendedores que se
especializaram nas vendas online. E, obviamente a cadeia recua até os importadores,
com presença maciça de itens produzidos na China.
Assim, somente no varejo
observam-se desde pequenos estandes e lojinhas vendendo itens de decoração,
lojas sazonais e sofisticadas nas metrópoles como São Paulo e Rio, a setores
específicos em supermercados e lojas de departamentos.
Os empreendedores que
oferecem os serviços de decoração são de variados portes. Por vezes se
especializam em projetos externos, outros em projetos internos, ou até em
ambos.
Afinal, o empreendedor
que tenha a solução completa tem mais chances de disputar os projetos
milionários dos shoppings. Há grandes empresas, como a Cipolatti, responsável
neste ano por 150 projetos, sendo 140 deles em shoppings.
A Alshop (Associação
Brasileira de Lojistas de Shopping) dá conta de que R$ 287 milhões serão gastos
pelos centros de compra, superando em 22% o que foi investido no ano passado
(graças à entrada em operação de mais 40 shoppings).
Certamente que as
barreiras, neste caso, são grandes. Mas, também os pequenos empreendedores têm
espaço no disputado mercado encantado pelo velhinho de roupas vermelhas. Além
da paixão devem trazer criatividade, segurança, incorporação da tecnologia e
estar preparado para trabalhar duro, o ano todo, para produzir a magia do
Natal.
Fonte: UOL Notícias
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