O Fundo de Propaganda de
uma empresa franqueadora, formado por uma contribuição mensal de todas as
unidades da rede, tem a finalidade de custear ações de propaganda nacionais e
regionais.
É um importante recurso
para a franqueadora potencializar suas ações, atingindo veículos que as lojas,
sozinhas, não teriam aporte para utilizar. À franqueadora, por sua vez, cabe
administrar esse fundo e investi-lo de maneira a fortalecer a sua marca e
beneficiar toda a rede.
Muitas das redes de
franquias bem sucedidas já desenvolveram o seu Fundo de Propaganda e buscam
melhorar sua gestão a cada dia. Essa prática, porém, também tem muito a ensinar
a empreendedores cujos negócios não são franquias.
Inspirado nas redes de
franquias, você também pode provisionar a verba de marketing do seu negócio
separando para esse fim, desde o início, uma parte do faturamento. Dessa
maneira, sua verba de marketing será ampliada proporcionalmente ao crescimento
do seu negócio.
Ao abrir mais unidades,
essa verba se multiplicará e assim por diante. Com disciplina e boas ações,
esse reinvestimento gradativo em marketing facilitará o seu planejamento e lhe
permitirá alcançar resultados cada vez melhores.
Uma das lições das
franqueadoras no que diz respeito ao marketing é planejar ações para toda rede
mas se preocupar com a realização individual de cada uma dessas atividades.
Antes de lançar uma
campanha, uma franqueadora procura se certificar de que ela funcionará em todas
as suas unidades, independentemente da região e das características dos mercados
locais em que elas se encontram.
Embora o planejamento
seja feito pensando nas premissas e objetivos da marca e da rede como um todo,
o sucesso de uma campanha é construído, dia após dia, pela sua execução em cada
unidade.
Publicidade em mídia de
massa não é, por si, garantia de sucesso para o seu negócio. Faça como as
franqueadoras que, apesar de investirem em campanhas e ações de abrangência
nacional, reservam uma parte da verba do Fundo de Propaganda para apoiar ações
locais.
As franqueadoras de sucesso
também sabem que, para que uma campanha alcance o máximo de sua eficiência, é
preciso que seus franqueados "comprem" a ideia e se convençam de que
a campanha funcionará e trará bons resultados. Por isso, investem tempo e
recursos para "vender" suas campanhas à rede e capacitá-la para a
execução.
Da mesma forma, o
sucesso das ações de marketing do seu negócio depende de sua equipe. Garanta
que todos os colaboradores envolvidos na execução compreendam as ações e
estejam preparados para lidar com as situações que possam ocorrem no caminho.
Espero que, em 2014, o
empreendedor dedique atenção especial ao marketing de sua empresa e se inspire
nas lições das franquias para ter ainda mais sucesso na divulgação da sua marca
e de seus produtos e serviços. Sucesso!
Fonte: UOL Notícias
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