A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Lições de marketing das franquias que podem ser úteis para sua empresa



O Fundo de Propaganda de uma empresa franqueadora, formado por uma contribuição mensal de todas as unidades da rede, tem a finalidade de custear ações de propaganda nacionais e regionais.
É um importante recurso para a franqueadora potencializar suas ações, atingindo veículos que as lojas, sozinhas, não teriam aporte para utilizar. À franqueadora, por sua vez, cabe administrar esse fundo e investi-lo de maneira a fortalecer a sua marca e beneficiar toda a rede.
Muitas das redes de franquias bem sucedidas já desenvolveram o seu Fundo de Propaganda e buscam melhorar sua gestão a cada dia. Essa prática, porém, também tem muito a ensinar a empreendedores cujos negócios não são franquias.
Inspirado nas redes de franquias, você também pode provisionar a verba de marketing do seu negócio separando para esse fim, desde o início, uma parte do faturamento. Dessa maneira, sua verba de marketing será ampliada proporcionalmente ao crescimento do seu negócio.
Ao abrir mais unidades, essa verba se multiplicará e assim por diante. Com disciplina e boas ações, esse reinvestimento gradativo em marketing facilitará o seu planejamento e lhe permitirá alcançar resultados cada vez melhores.
Uma das lições das franqueadoras no que diz respeito ao marketing é planejar ações para toda rede mas se preocupar com a realização individual de cada uma dessas atividades.
Antes de lançar uma campanha, uma franqueadora procura se certificar de que ela funcionará em todas as suas unidades, independentemente da região e das características dos mercados locais em que elas se encontram.
Embora o planejamento seja feito pensando nas premissas e objetivos da marca e da rede como um todo, o sucesso de uma campanha é construído, dia após dia, pela sua execução em cada unidade.
Publicidade em mídia de massa não é, por si, garantia de sucesso para o seu negócio. Faça como as franqueadoras que, apesar de investirem em campanhas e ações de abrangência nacional, reservam uma parte da verba do Fundo de Propaganda para apoiar ações locais.
As franqueadoras de sucesso também sabem que, para que uma campanha alcance o máximo de sua eficiência, é preciso que seus franqueados "comprem" a ideia e se convençam de que a campanha funcionará e trará bons resultados. Por isso, investem tempo e recursos para "vender" suas campanhas à rede e capacitá-la para a execução.
Da mesma forma, o sucesso das ações de marketing do seu negócio depende de sua equipe. Garanta que todos os colaboradores envolvidos na execução compreendam as ações e estejam preparados para lidar com as situações que possam ocorrem no caminho.
Espero que, em 2014, o empreendedor dedique atenção especial ao marketing de sua empresa e se inspire nas lições das franquias para ter ainda mais sucesso na divulgação da sua marca e de seus produtos e serviços. Sucesso!
Fonte: UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário