O início
do ano é momento ideal para que os empresários façam um planejamento
estratégico para o seu negócio. O Sebrae explica que esta época do ano, os
empreendedores devem aproveitar as experiências passadas para buscar novas
maneiras de aumentar a eficiência da sua empresa. Pensando nisso, o órgão
preparou sete passos que devem ser levados em consideração na hora de elaborar
o planejamento do negócio:
- Atenção às perspectivas de
mercado:
saber interpretar o ambiente econômico significa vantagem competitiva para
o empreendedor. Para 2013, o poder de consumo da chamada nova classe média
deve apresentar-se mais uma vez importante. Há também os segmentos que
devem reagir bem no próximo ano, como o do agronegócio, que fecha o ano
com fortes perspectivas de expansão do faturamento e crescimento da área
cultivada.
- Faça um bom planejamento: com a profissionalização do
mercado brasileiro, que ano após ano ganha relevância no cenário
internacional, a concorrência se intensifica em todos os setores e, em
2013, não será diferente. Portanto, para acessar novas oportunidades de
negócios ou ampliações, os empresários de micro e pequena empresa precisam
planejar os seus negócios, esquecendo o comportamento das iniciativas
pouco estruturadas e investir na inteligência competitiva e no
diferencial. O planejamento de negócios significa pensar e trabalhar
o que fazer sobre algo no futuro, melhorando a capacidade de geração de
renda. Planejar uma micro ou pequena empresa, também envolve entre outras
coisas como previsão dos custos, investimentos, retornos, vendas, lucros e
fluxo de dinheiro.
- Procure administrar o
capital de giro: é
comum que a intensificação das vendas, provocada pelo período de final do
ano, e consequente volume de recursos gerados no saldo da conta corrente
da empresa criem uma falsa sensação de lucratividade. Isso faz com que o
empresário a promova retiradas, a título de pró-labore, acima do
permitido, o que gera sérias dificuldades nos meses subsequentes para o
cumprimento dos compromissos junto aos fornecedores.
- Recomece logo nos primeiros
dias do ano:
demorar em retomar o comando e o ritmo de sua empresa após o período de
relaxamento proporcionado pelas festas de final de ano pode ser
prejudicial ao negócio. É preciso redobrar a vigilância sobre o mercado
desde o início e se impor novos desafios, que vão desde a gestão do
negócio até a busca de novas ferramentas de comunicação e divulgação é
fundamental para o sucesso do empreendimento. Chegou a hora também de
eliminar as ineficiências, corrigir o percurso, alinhar as metas e estar
preparado para os próximos meses.
- Mantenha-se próximo ao
cliente e busque informações: busque maior participação no calendário anual
de negócios, participando de feiras de negócios, se relacionando com seu
fornecedor e cliente de maneira mais efetiva, direta e
próxima. Acompanhe as principais questões econômicas que podem vir a
alterar o seu negócio, observando o concorrente e seu público alvo. É
preciso ficar próximo aos clientes, investir na capacitação do capital
humano, adotar a flexibilidade e apostar na inovação como bandeiras de
gerenciamento.
- Invista na sua equipe: muitas vezes, o foco no
curtíssimo prazo faz com que nossos empresários deem pouca relevância ao
ato de atrair, reter, desenvolver e engajar pessoas na dinâmica de
trabalho. As empresas costumam contratar pelo currículo, mas demitem pelo
comportamento. Os empresários precisam enxergar que investir no
desenvolvimento e na capacitação de seu pessoal é positivo em médio e
longo prazo, proporcionando mais eficiência e gerando economia.
- Inove no conceito e na
comunicação: a
inovação é uma das chaves do negócio. É importante ficar atento para que
os resultados sejam financeiramente atrativos e tecnicamente acessíveis.
As redes sociais se tornaram uma vitrine para as PMEs no Brasil. Mas é
fundamental profissionalizar essa atuação, integrando conteúdo,
relacionamento e monitoramento. Com essa integração é muito comum que a
marca comece a aproveitar oportunidades e interaja efetivamente para
ganhar admiradores e defensores nas redes sociais.
Fonte:
InfoMoney
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