A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Corrija IR na malha fina para ter a restituição em fevereiro; saiba como




Quem não entrou no próximo lote de restituições do Imposto de Renda de 2012, que será pago na terça-feira (15), precisa corrigir sua declaração para sair da malha fina.

A consulta ao primeiro lote de pagamentos deste ano foi divulgada ontem pela Receita. Para saber se o seu dinheiro foi liberado, é preciso ligar para o número 146 ou entrar no site da Receita Federal. Para consultar, é preciso informar o número do CPF.

Segundo o auditor da Receita Luiz Monteiro, quem ficou fora deste lote poderá receber a restituição em fevereiro se enviar a declaração retificadora até o final da próxima semana.

Para corrigir as informações passadas à Receita, o contribuinte deve utilizar o mesmo programa que usou para declarar o IR no ano passado.

Após abrir a declaração enviada, na ficha "Identificação do Contribuinte", haverá no alto da tela a pergunta "Que tipo de declaração você deseja fazer?". Escolha a opção "Declaração Retificadora".

É possível saber quais problemas a Receita identificou na declaração sem precisar procurar pessoalmente o órgão.

O serviço está disponível pela internet, pelo portal e-CAC (central de atendimento da Receita). Veja abaixo o passo a passo para fazer a consulta.

Se o contribuinte considera que não há erro no IR e tiver documentos para comprovar, ele poderá aguardar a convocação da Receita para apresentar a papelada no posto. Até o final do mês, a Receita deve liberar o agendamento de horários para quem quiser prestar contas.

Em 2012, 616.569 declarações ficaram presas na malha fina. Dessas, só 79.484 corrigiram o IR e receberão a restituição na semana que vem.

Deixar de informar um rendimento e deduzir indevidamente despesas médicas estão entre as principais falhas registradas.

Fonte: Folha.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário