A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Varejistas apostam em novas lojas para driblar desaquecimento nas vendas




As principais empresas de varejo do Brasil devem manter planos de expansão para 2013 como forma de driblar a desaceleração no ritmo de crescimento das vendas.

Segundo analistas, este ano ainda será propício para a expansão das companhias.

"Deve haver um crescimento orgânico forte ainda", diz Júlia Monteiro, da CGD (Caixa Geral de Depósitos).

"Os empresários estão moderadamente otimistas com 2013, mantendo até agora o plano de abertura de lojas", diz Maria Cristina Costa, da Lopes Filho Consultoria.

Entre as maiores varejistas de capital aberto, o desempenho das vendas em lojas que operam há pelo menos um ano teve crescimento de um dígito em 2012, inferior ao registrado em anos anteriores.

A maturidade de novos pontos de venda costuma levar de 3 a 5 anos e representa uma melhoria de margens para as companhias, além de diluição de despesas -como as de logística- e melhor negociação com fornecedores.

O Grupo Pão de Açúcar apresentou crescimento de vendas comparáveis (nas mesmas lojas) de 7% em 2012, nível inferior ao de 2011, quando houve alta de 8,8%.

A Cia Hering teve variação negativa de 0,2% no quarto trimestre de 2012, motivando queda de suas ações na Bolsa. "As companhias [de varejo] precisam crescer ou terão sua rentabilidade comprimida", diz um analista, que preferiu não se identificar.

A atividade varejista no Brasil encerrou 2012 com alta de 6,4%, o menor ritmo de expansão dos últimos três anos, diz a Serasa Experian.

Para 2013, o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), que representa as empresas do setor, prevê alta de apenas 5% nas vendas comparáveis. Em contrapartida, o IDV estima que 720 novas lojas devam ser abertas neste ano, alta de 14% em área de vendas sobre 2012.

Fonte: Folha.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário