A vida muitas vezes parece ser uma longa lista de perguntas que pedem
resposta. "Qual é a sua cor favorita?", "Já chegamos?",
"Como está meu cabelo", "Você está prestando atenção?",
"Você pode explicar para a classe a teoria da evolução de Darwin?".
Estamos sempre nos preparando para dar uma resposta.
Em nenhum outro momento este preparo é mais necessário do que em uma
entrevista de emprego. Quando se trata de entrevistas tradicionais, há três
questões bem prováveis e que sempre causam problemas, independentemente do
quanto o candidato tenha se preparado.
A primeira é a clássica: "Fale-me sobre você" (Tell me about
yourself). Normalmente esta pergunta pega muita gente desprevenida. Pode ser
que a entrevista comece com uma conversa informal e então o entrevistador jogue
a "bomba" chamada "Tell me about yourself".
Parece fácil de responder, mas por algum motivo o entrevistado começa a
balbuciar com muitos "uh's, hmmm's, well's e know's" e outras
palavras como estas, na tentativa de encher as frases. A pergunta é
estratégica. O entrevistador não quer saber sua história de vida, tampouco quer
um discurso sobre seus passatempos favoritos. O que se espera é que você
consiga consolidar os pontos mais relevantes da sua carreira em uma resposta
coesa.
É muito importante responder focando as necessidades da empresa em que está
realizando a entrevista.
A segunda questão é "porque você quer trabalhar para esta
empresa?" (why do you want to work for this company?).
Dizer que a razão é o salário não é uma boa idéia. Este é o momento em que
você pode mostrar que "fez a lição de casa" e estudou a empresa, sua
história, suas possibilidades de crescimento e como você poderia contribuir com
seu talento e experiência. A empresa quer saber exatamente por que deveria
contratar você. Querem ver o seu interesse no que ela faz.
E a ferceira pergunta é "O que você estará fazendo daqui a cinco
anos?" (Where do you see yourself five years from now?).
Diante dessa pergunta, na minha primeira entrevista de trabalho, eu
ingenuamente respondi "o seu trabalho". Por favor, jamais dê uma
resposta como essa. A resposta para esta pergunta requer primeiro uma pesquisa
sobre o cargo pretendido para melhor compreensão sobre as possibilidades de
crescimento na carreira.
Finalmente, não dê um salto muito alto para não parecer que você já está
pensando em promoção sem sequer ter começado a trabalhar. Pode parecer que você
só vê o emprego como um degrau para uma posição melhor, e que não está tão
comprometido com o trabalho quanto deveria.
Em muitas situações o entrevistado tenta fazer uma fraqueza parecer um ponto
forte, como por exemplo: "Eu trabalho duro e normalmente fico horas a mais
todos os dias". Nesse caso, o que o entrevistador vai ouvir é que você não
sabe organizar o tempo. Ao contrário, diga que você já teve dificuldades com
organização do tempo, mas que estabeleceu metas específicas para lidar com esta
sua fraqueza e então mencione os resultados.
O americano Robert Young é consultor de idiomas em São Paulo,
sócio da Ceola & Young Global Language Consultants e coautor de
"Fluent Business English"
Fonte: InfoMoney
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