Como
saber se as ações que sua empresa tomou estão gerando os resultados esperados?
Como identificar os pontos que podem ser melhorados? A gestão por indicadores
de desempenho ou KPIs (Key Performance Indicators) é uma maneira eficiente de
acompanhar os caminhos que o negócio tem seguido – seja ele uma franquia ou
não.
A seguir, veja 7 cuidados ao elaborar seu próprio painel de
indicadores:
1. Defina as informações que serão controladas
Faça uma lista das informações que precisam ser monitoradas.
Liste itens como faturamento, ticket médio (gasto médio por consumidor), produtividade,
novas vendas. É importante que esta lista seja elaborada pelo gestor da unidade
ou empresa.
2. Estabeleça um objetivo para o controle
Defina os objetivos (finalidades) que levam a ter essas
informações controladas, bem como o seu impacto na empresa – não existe regra
exata do número de indicadores. Mas é importante que os indicadores estejam
adequados às necessidades daquilo que se precisa saber. É melhor ter poucos
indicadores, mas que sejam efetivos, do que ter muitos indicadores com pouca efetividade.
3. Selecione os indicadores
Estabeleça quais são os indicadores que levam a ter as
informações que você deseja. Para saber, por exemplo, qual é a receita de cada
colaborador é preciso criar um indicador de produtividade. E assim por diante.
4. Mantenha as informações atualizadas
Alimente o painel constantemente. Verifique se, para as
informações que serão controladas, já existe uma fonte de captura desta
informação. Defina também como capturar esses dados e se é necessário utilizar
algum mecanismo adicional para gerar estas informações (ex: uso de um
software).
5. Defina a periodicidade
Estabeleça qual o período retratado pelas informações contidas
no indicador. Exemplo: se o indicador for mensal, as informações contidas
obviamente se referem ao mês anterior.
6. Estabeleça as métricas
Métricas são os parâmetros de referência e comparação, ou seja,
índices estabelecidos pela empresa, que servirão de base para avaliar se as
coisas seguem de acordo com o esperado. Se a métrica de produtividade for 2,
por exemplo, e o número retratado pelo indicador estiver abaixo de 2, é sinal
de que algo não está acontecendo como o desejado. Ou, se for maior, está acima
do desejado. Neste caso é preciso entender por que o indicador está abaixo ou
acima do desejado, quais ações ocorreram para que isto acontecesse.
7. Divulgue os resultados para a equipe
É importante que todos saibam quais indicadores estão sendo
acompanhados, qual é o objetivo desse monitoramento e quais foram os resultados
apurados. Assim, fica mais fácil estimular os funcionários a se empenharem para
aprimorar o desempenho da empresa.
Fonte: UOL Notícias
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