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segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O maior desafio das grandes empresas para continuarem no topo



Empreender, geralmente, é considerado como um sinônimo de ação típica de pequenas empresas, mas a cada dia fica mais claro que o grande desafio das grandes corporações é voltar a praticar o empreendedorismo de suas origens ou, senão, morrerão.
Isso porque o ato de empreender é o que leva as empresas a inovar. Não basta ter grandes ideias, se os executores das mesmas não forem empreendedores. O empreendedor interno é o agente de mudança e que deve estar na linha de frente das grandes empresas.
Para os que ainda duvidam desta necessidade, basta analisar os resultados de um estudo realizado por Richard Foster, da consultoria Innosight.
Ao analisar a média de vida das 500 maiores empresas na lista da Standard and Poor"s (S&P 500), constata-se que a mesma caiu drasticamente nos últimos 70 anos.
Segundo Dominic Barton, da consultoria McKinsey & Company, a média de vida dessas empresas era algo em torno de 90 anos nos anos 1930 e agora está em torno de 18 anos.
Para complementar, cerca de 75% das empresas listadas atualmente na S&P 500 deixarão a prestigiosa lista em 2027. Trata-se de uma taxa de renovação extremamente alta.
Isso mostra que os desafios de hoje são muito diferentes do que ocorria no passado recente, quando as grandes empresas focavam em executar bem o que conheciam e dominavam. Os mercados eram mais previsíveis, e a velocidade de crescimento, mais controlada.
Atualmente, a necessidade de inovar decorre da necessidade de entrar em mercados ainda desconhecidos e para os quais não há regras ou modelos de negócio comprovadamente eficazes.
Entrar no desconhecido demanda assumir riscos. O desafio dos gigantes hoje é atuar com o mesmo espírito empreendedor de suas origens, renovando o ciclo de crescimento. Para isso, não basta destinar recursos para inovação.
Mais importante que dinheiro e processos que estimulem a inovação é fomentar o empreendedorismo nas pessoas, estimulando aqueles com espírito empreendedor para colocar em prática suas ideias e vontade de crescer.
Muitos funcionários não se encaixam neste grupo, mas, para aqueles que querem empreender no mundo corporativo, o momento é dos mais propícios, pois cada vez fica mais claro para empresas de todos os setores que sua perenidade depende de pessoas empreendedoras.
Se você sonha com o empreendedorismo do próprio negócio e hoje trabalha em uma média ou grande empresa, talvez valha a pena colocar em prática seu ímpeto empreendedor no seu local de trabalho antes de pedir a conta e montar a sua própria empresa.
Essa estratégia pode ser muito adequada para você, sua empresa atual, e para o seu eventual próprio negócio no futuro.
Fonte: UOL Notícias

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