Muitos
estabelecimentos comerciais têm o hábito de tentar descontrair o potencial
comprador, inclusive oferecendo música ambiente. Isso não é novidade para
ninguém. Mas o tipo de música que se ouve nesses lugares pode influenciar nas
vendas.
Isso foi o que constatou uma equipe de pesquisadores liderada
por Shan Feng, da William Paterson University. Em um experimento, grupos de
pessoas que estavam tentando poupar dinheiro, ou economizar nas compras, foram
expostas a duas situações distintas.
Em uma delas, a música ambiente era mais calma e clássica,
proporcionando certo alívio e permitindo, em contrapartida, mais propensão a
fazer cálculos matemáticos. Com isso, os participantes pensaram duas vezes
antes de efetuar a compra.
Na outra situação, os participantes da pesquisa foram expostos a
músicas mais agitadas e de ritmo rápido. O efeito foi o contrário, fazendo com
que os participantes evitassem fazer cálculos matemáticos.
Analisando os resultados de maneira pragmática, os
estabelecimentos comerciais podem capitalizar sobre a estratégia do tipo de
música que oferecem em seu ambiente. Isso pode induzir os compradores a tentar
comprar mais rapidamente sem uma análise racional apurada.
Por outro lado, não é todo cliente que se sente confortável em
ambientes agitados e, com isso, antes mesmo de entrar no ambiente ou
estabelecimento com música de ritmo mais acelerado ele pode desistir de tentar
comprar.
Intuitivamente e talvez por costume, muitos estabelecimentos já
fazem isso há anos. Mas é mais comum encontrar estabelecimentos comerciais com
música agitada voltada aos jovens. Este é o estereótipo do setor.
O empreendedor do comércio tem buscado usar de todas as
ferramentas estratégicas disponíveis para vender mais. E em momentos como o
atual, em que o crescimento econômico do país está patinando, talvez caiba
pensar em como usar o achado da pesquisa a seu favor.
A dica é não exagerar na dose, pois se o seu público cativo for
de maioria que não gosta nem de entrar em estabelecimentos de música agitada, a
estratégia pode ser desastrosa.
Já para o consumidor a dica é pensar que há (ou pode haver) uma
estratégia deliberada do estabelecimento em relação à música ambiente.
Naturalmente, não será todo mundo que pensará nisso no ato de
comprar, mas se uma simples lembrança acontecer, isso pode bloquear o efeito da
música.
E você, como tem sido a sua atitude em ambientes com música
ambiente? Já havia analisado sua reação, propensão ou tendência de evitar
comprar dependendo do que está tocando no estabelecimento comercial? Cabe
prestar atenção na sua próxima compra!
Fonte: UOL Notícias
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