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quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Compras coletivas: 64% dos consumidores já perderam o cupom




Os consumidores brasileiros não andam dando muita atenção aos cupons que adquirem nos sites de compras coletivas. Cerca de 64% dos consumidores que costumam comprar nestes sites já perderam pelo menos uma vez o voucher adquirido.

Isso porque, segundo o diretor Reurbano, site especializado em revenda de cupons, Felipe Lachowski, o consumidor brasileiro tem o hábito de comprar por impulso e não por necessidade. “Geralmente, vêem uma promoção e compram pelo simples fato de ter um desconto agressivo”, explica Lachowski.

O mercado brasileiro de compras coletivas é o terceiro maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e o eixo Europa. “Em nenhum lugar do mundo houve uma explosão de compras coletivas como no Brasil”.

Segundo Lanchowski, no País existem, em média, dois mil sites de compras coletivas, enquanto que nos Estados Unidos, país líder no seguimento, o número de sites não passa de 700. Em 2011, foram emitidos cerca de 90 mil cupons por dia no Brasil, uma média de 27 milhões por mês.

Cuidados na hora de comprar
Antes de realizar uma compra, o consumidor precisa analisar a real necessidade de adquirir aquele produto ou serviço. Nos casos de compras de serviços, é preciso observar se terá tempo para usufruir do cupom.

Segundo o diretor da Reurbano, o que mais motiva o consumidor na hora da compra é o tamanho do desconto. No entanto, este item deveria despertar a atenção do consumidor com relação à credibilidade da oferta.

Antes de realizar a compra o consumidor precisa analisar a credibilidade do site em que pretende adquirir o cupom, consultar as formas de atendimento ao consumidor, telefone do SAC e se o site possui sede física.

Outro item a ser questionado é descrição do produto: será que este produto tem a qualidade que eu espero? O produto será entregue em sua residência ou é preciso retirar no estabelecimento?

Já em casos de restaurantes, parques de diversões e hotéis, o consumidor precisa prestar atenção na validade do cupom, se ele é válido para os dia úteis, ou somente aos finais de semana, e o que ele abrange.

Fonte: InfoMoney

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