A perspectiva de inadimplência do consumidor recuou 0,7% em dezembro, atingindo o patamar de 100,0 pontos e registrando a sétima redução mensal consecutiva ,de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira.
O recuo da inflação, o aumento do salário mínimo, a manutenção de patamares historicamente baixo das taxas de desemprego, a continuidade da redução das taxas de juros e o crescimento mais moderado do endividamento deverão contribuir para melhorar o cenário para a inadimplência ao longo de 2012, ressaltam os economistas da Serasa.
Para as empresas, o indicador caiu 1,8%, o quinto recuo mensal consecutivo, para 97,9. Como pela sua metodologia de construção o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos com seis meses de antecedência, em média, essa sequência sinaliza que o cenário para a inadimplência das empresas será de queda neste semestre.
A continuidade da redução das taxas de juros, a retomada do crescimento econômico, a diminuição dos níveis de inadimplemento dos consumidores e as perspectivas de um cenário externo menos conturbado do que foi em 2011 estão entre os fatores que deverão determinar uma trajetória mais benigna para a inadimplência das empresas, observam os analistas.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário