A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Confiança do consumidor tem ligeira melhora em agosto, diz CNI




O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) subiu 0,3% entre julho e agosto, atingindo 110,3 pontos neste mês ante 110 pontos no mês anterior, informou nesta quinta-feira a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Apesar de leve a entidade diz que o consumidor "mostra-se pouco confiante". Na comparação com agosto do ano passado, houve queda de 2,7%.

Há três meses, o indicador oscila em torno de 110 pontos.

O indicador é calculado a partir de seis componentes de expectativa: inflação, emprego, situação financeira, endividamento, renda pessoal e compra de produtos de alto valor. Entre eles, quatro tiveram queda em relação a julho. Os outros dois apresentaram alta na mesma comparação.

O índice relacionado ao endividamento ultrapassou o da inflação e se tornou a maior preocupação do consumidor ao cair 2,6%, de 105,8 pontos para 103,1 pontos. Esse indicador se refere aos três meses anteriores.

Para o gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, "a confiança baixa e o aumento do endividamento indicam que o consumidor será mais cauteloso" no futuro.

Embora o cenário ainda seja de baixa confiança, houve uma melhora com relação a expectativa de inflação. Na comparação de agosto com julho esse indicador cresceu 7,2%, resultado que demonstra uma menor preocupação com a evolução dos preços nos próximos seis meses. No entanto, a avaliação em 12 meses mostra queda de 3,7% e, dessa maneira, mantém o sinal de alerta para a trajetória futura da inflação.

Em terceiro lugar vem a preocupação com a renda pessoal também nos próximos seis meses, que caiu 3,3% chegando a 108,4 pontos em agosto ante 112,1 pontos em julho.

Já o indicador que mede a situação financeira nos últimos três meses aparece em quarto lugar nas preocupações do consumidor em agosto, chegando a 109 pontos em agosto ante 109,8 pontos em julho, uma queda de 0,7%.

A expectativa em relação a aquisição de bens de maior valor caiu 0,3%, chegando a 113,8 pontos neste mês. Esse indicador apontava 114,1 pontos em julho.

Por fim, a menor preocupação do consumidor é com o desemprego. O indicador subiu 5,4% saindo de 115,9 pontos em julho para 122,2 pontos em agosto.

O Inec é elaborado pela CNI em parceria com o Ibope e ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 11 e 14 de julho.

Fonte: Valor ONLINE

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário