A alta dos preços fez com que muitos consumidores deixassem de comprar. Segundo um levantamento realizado pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, 47% deixaram de adquirir alguns produtos.
Destes, 54% dos entrevistados citaram os alimentos e mesmo com a chegada do inverno, 20% deixaram de comprar alguma peça de roupa devido aos aumentos.
Entre os que citaram alimentos, temos o tomate que voltou ao topo da lista mesmo com um aumento menor para 22%, seguido de carne (17%), leite (13%) e feijão (11%).
"Observamos que os vilões nestes últimos três meses monitorados em SP, têm sido os mesmos, eles apenas alternam a colocação no ranking" explica a sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa, Lígia Mello.
Ela acrescenta que o consumidor está comprando menos, reduzindo em quantidade para não reduzir a variedade. "Isso mostra a exigência em não descer do patamar conquistado. Biscoito, bolacha e sucos prontos para beber, considerados 'supérfluos', sofreram mudança de marca ou redução proporcional, mas não foram trocados por sucos em pó ou biscoitos de qualidade inferior."
Os entrevistados citaram ainda que deixaram de gastar com transporte e higiene, com 4% cada um.
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário