As
empresas de cartões de crédito são as campeãs de reclamação sobre o envio não
solicitado de produtos aos consumidores, aponta um levantamento feito pelo
Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da
Justiça.
O
ranking, obtido pela Folha, foi elaborado a partir de dados do Sindec, o
sistema que reúne informações dos 248 Procons do país, de 2011 a junho de 2013.
No
período, foram registradas 5.791 queixas sobre o recebimento de produtos sem
consentimento dos consumidores. Na conta, há desde consultas preliminares até
procedimentos administrativos instaurados pelos Procons.
Metade
dessas queixas refere-se às emissoras de cartão de crédito. No ranking, elas
são sucedidas por bancos comerciais, varejistas e financeiras.
Além
dos cartões, chegam à casa dos consumidores, por exemplo, contratos de seguros,
assinaturas de revistas e serviços telefônicos que, apesar de não solicitados,
vêm acompanhados de boleto para pagamento, segundo o DPDC.
Diante
do resultado da pesquisa, o governo quer explicações das emissoras de cartões
de crédito.
Isso
porque, no final de 2010, a Abecs, associação que representa o setor, fez um
compromisso público de que as companhias não mais enviariam os cartões sem
solicitação prévia dos consumidores. O documento foi entregue ao então ministro
da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
Os
clientes, contudo, continuaram se queixando do problema nos Procons. No
primeiro semestre deste ano, já foram quase 600 registros sobre o envio de
produtos pelas empresas de cartão de crédito, mantendo o ritmo de 2012, quando
foram verificadas 1.139 reclamações no sistema.
"Para
nós é muito grave. É uma prática antiga e abusiva, que já devia ter sido
superada", afirma Amaury de Oliva, diretor do DPDC.
Segundo
ele, o departamento enviará um ofício à Abecs com os dados coletados, exigindo
explicações. Procurada, a entidade afirmou que não comentaria o assunto antes
de receber os dados.
Fonte: Folha.com
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