Manter
uma mesa bagunçada no trabalho pode ser positivo, de acordo com uma pesquisa
feita na Universidade de Minnesota (EUA). De acordo com o estudo, a desorganização
estimula a criatividade.
Os
pesquisadores pediram que voluntários realizassem tarefas em ambientes limpos e
organizados e em outros com papéis espalhados e material de escritório
desordenado.
Em
um dos experimentos, eles pediram que as pessoas criassem novos usos para
bolinhas de pingue-pongue. Em geral, quem estava no escritório bagunçado teve
ideias com melhores avaliações por um júri imparcial.
Em
outra avaliação, os pesquisadores pediram que os profissionais escolhessem
entre um novo produto e uma linha já estabelecida. Quem estava no ambiente
desorganizado teve maior tendência em escolher a novidade, um sinal de que,
dizem os autores do estudo, trabalhar em um lugar assim estimula as pessoas a
sair do convencional.
"Ambientes
desorganizados parecem estimular a quebra de tradições, o que pode inspirar
novas ideias", afirma Kathleen Vohs, coordenadora da pesquisa.
De
acordo com ela, a arquitetura do local parece não ter influência no processo.
"Nós usamos seis locações diferentes no estudo. As características da sala
não foram relevantes. Apenas deixar o ambiente arrumado ou desarrumado fez uma
diferença enorme no comportamento das pessoas."
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário