O uso
da inovação como ferramenta para conquistar novos clientes e aumentar a
qualidade dos produtos e serviços é uma realidade para 75% dos pequenos
negócios no Brasil, segundo pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de
Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Para o
levantamento, foram ouvidos 2.362 donos de microempresas e empresas de pequeno
porte de todo o país. As entrevistas foram feitas no período de 29 de agosto a
13 de dezembro de 2013.
De
acordo com a pesquisa, 80% dos empresários a modernização trazida com a
inovação, seja de produto ou serviço, resultou em um incremento nas suas
receitas.
O
estudo classifica como inovação desde o lançamento de um produto até melhorias
na estrutura organizacional ou nos processos. Além do incremento no retorno
financeiro, 87% dos proprietários de pequenos negócios afirmaram que os
processos adotados deixaram os clientes mais satisfeitos.
Para
83% dos entrevistados, a imagem da empresa teve um incremento e para 72% a
inovação melhorou a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
O
presidente do Sebrae, Luiz Barretto, afirma que o grande desafio das micro e
pequenas empresas é trabalhar o negócio da porta para dentro e adotar
estratégias inovadoras, não só em produtos, mas também em gestão.
"Inovar
não é apenas lançar um artigo ou serviço. É melhorar processos e adotar medidas
sustentáveis que atendam às demandas dos consumidores e diminuam os custos da
operação", afirma.
Fonte: UOL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário