A
pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas atingiu a marca de
95,2%, em março, o que representa uma queda de 0,4 ponto percentual em relação
ao mês anterior (95,5%), de acordo com levantamento da Serasa Experian.
Segundo
a entidade, isto significa que, durante o mês de março, a cada mil pagamentos
realizados, 952 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Este
resultado é mais baixo também do que a pontualidade de 95,4% verificada em
março de 2013.
De
acordo com os economistas da Serasa Experian, o recuo da pontualidade de
pagamentos das micro e pequenas empresas é reflexo do cenário mais adverso para
as empresas, caracterizado por inflação e taxas de juros em alta, e por baixo
dinamismo da atividade econômica.
As
micro e pequenas empresas do setor de serviços apresentaram o menor nível de
pontualidade de pagamentos em março: 94,2%. Na indústria, a pontualidade foi de
95%, ao passo que no comércio o nível de pontualidade atingiu 95,9% no terceiro
mês deste ano.
Em
março de 2014, o valor médio dos pagamentos pontuais cresceu 14% em relação ao
mesmo mês do ano anterior (R$ 1.955, este ano, contra R$ 1.714, em 2013).
O maior
valor médio foi registrado pelos pagamentos pontuais das empresas de serviços
(R$ 2.017), seguido pelo comércio (R$ 1.983) e, por fim, pelas micro e pequenas
empresas industriais (R$ 1.680).
O
Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas
Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra
de cerca de 600 mil micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de,
aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados, por seus fornecedores,
nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian.
O
indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A
Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo
faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.
Fonte: UOL Economia
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