Na
semana passada, mais de 450 franqueadores estiveram presentes no 1º Congresso
Internacional de Franchising, promovido pela ABF e pelo Grupo Cherto. O tema
mais discutido no evento, tanto por palestrantes nacionais como internacionais,
foi a importância de melhorar a gestão das franquias.
A
tendência para os próximos anos será uma forte lição de casa no que diz
respeito à gestão individual de cada franquia. Tanto franqueadores quanto
franqueados terão de trabalhar metas individuais e executar seus planos de ação
para atingi-las.
"Uma
meta só pode ser considerada uma meta se for seguida de um plano de ação para
atingi-la, caso contrário, será apenas um desejo", disse o americano Sean
Tuohy, um dos maiores franqueados de alimentação dos USA, dono de mais de
90 franquias.
A
atenção aos indicadores de desempenho foi outro tema bastante discutido. É
muito importante que o franqueado acompanhe cada número do seu negócio, desde a
venda diária, passando por vendas individuais de cada produto ou serviço, preço
médio, unidades vendidas e que tenha controle de todas as suas despesas
diariamente.
O
acompanhamento diário é fundamental para que pequenos ajustes sejam realizados
pelo gestor da unidade e os impactos estejam refletidos no resultado ao final
de cada mês. Aquilo que não é medido, não pode ser melhorado.
Outro
ponto que tem feito a diferença nos resultados das unidades é a gestão de
pessoas. Estar próximo da equipe no dia a dia, entendendo suas carências e
necessiades, faz com que as pessoas se sintam engajadas no negócio e diminuam
muito a rotatividade – problema tão comum nas operações de varejo.
Portanto,
neste momento, olhar para dentro da própria empresa pode fazer mais diferença na
melhoria dos resultados de uma unidade de varejo do que olhar para fora.
Cuidar
dos clientes que já temos, da nossa equipe e acompanhar a linha de receita e
despesas diariamente pode lhe trazer não só melhores resultados, mas ter uma
melhor gestão da sua unidade e com isso propiciar um crescimento mais
sustentável a longo prazo.
Fonte: UOL Economia
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