Lojas
de roupas, calçados, brinquedos, eletrônicos e outros produs prometem fazer
grandes promoções nesta sexta-feira (28), dia da Black Friday. A liquidação é
inspirada em ação semelhante realizada todos os anos nos Estados Unidos, logo
após o Dia de Ação de Graças. Para ajudar o consumidor, serviços independentes
oferecem comparador de preço e consulta a CNPJ das empresas.
A Black Friday começou a ganhar força no Brasil em 2011 e, desde
aquele ano, tem gerado suspeitas de maquiagem de descontos.
Consumidores reclamaram que algumas lojas inflaram os preços dos
produtos dias antes da liquidação, para que os descontos parecessem maiores na
Black Friday.
Procon e UOL fazem ações especiais para a data
Só o Procon de São Paulo recebeu, em 2013, 302 reclamações, que
resultaram na autuação de cinco empresas. Neste ano, o órgão vai fazer um
plantão especial de atendimento por telefone e pela internet entre as 19h desta
quinta (27) e a meia-noite da sexta (28).
Os
consumidores poderão registrar as reclamações pelo telefone 151 (somente para a
cidade de São Paulo), pelo atendimento eletrônico do site do Procon, pelo
Facebook (www.facebook.com/proconsp)
e pelo endereço do Twitter (twitter.com/@proconspoficial)
do órgão usando a hashtag #BlackFridaynamiradoProconSP.
Sites especializados em comparação de preços e empresas ligadas à organização do evento também vão acompanhar as promoções de perto.
Sites especializados em comparação de preços e empresas ligadas à organização do evento também vão acompanhar as promoções de perto.
O Shopping UOL (www.shopping.uol.com.br/blackfriday),
ferramenta de comparação de preços do UOL, vai
mostrar o histórico de preços dos produtos mais procurados na Black Friday em
várias lojas.
O internauta poderá consulta os valores cobrados em vários
momentos nos últimos 30 dias e verificar se os preços realmente caíram.
Consumidor poderá consultar CNPJ das empresas
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), em
parceria com o portal Busca Descontos (que reúne uma parte das lojas
participantes), vai dar um selo para lojas que se comprometeram a oferecer boas
promoções ao consumidor.
A lista
completa de lojas que recebem o selo estará disponível na internet (http://camara-e.net/blackfriday).
A Serasa Experian vai permitir que o consumidor consulte, pela
internet, o CNPJ de uma empresa antes de fechar negócio, assim como se há
ocorrência de protestos, ações judiciais e falências.
A
consulta poderá ser feita gratuitamente no sitewww.voceconsultaempresas.com.br entre sexta (28) e domingo (30).
Depois, a consulta voltará a ser cobrada.
Promoção será feita em lojas físicas e virtuais
Assim como nos anos anteriores, tanto lojas virtuais como lojas
físicas vão participar da Black Friday. Algumas já começaram a oferecer
descontos durante a semana e outras devem prolongar as ofertas até dezembro.
Parte
das lojas terá suas ofertas concentradas no site Black Friday (http://www.blackfriday.com.br/)
do portal Busca Descontos.
A maioria das lojas também vai montar páginas especiais em seus
próprios sites. Muitas outras, que estão fora da lista do Busca Descontos,
também farão campanhas individuais.
Entre as lojas participantes, estão redes como Boticário, Extra,
Fnac, Magazine Luiza, Marisa, PBkids, Ri Happy e Walmart.
Fonte: UOL Notícias
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