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quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Black Friday amanhã terá comparador de preço e consulta a CNPJ de empresas



Lojas de roupas, calçados, brinquedos, eletrônicos e outros produs prometem fazer grandes promoções nesta sexta-feira (28), dia da Black Friday. A liquidação é inspirada em ação semelhante realizada todos os anos nos Estados Unidos, logo após o Dia de Ação de Graças. Para ajudar o consumidor, serviços independentes oferecem comparador de preço e consulta a CNPJ das empresas.
A Black Friday começou a ganhar força no Brasil em 2011 e, desde aquele ano, tem gerado suspeitas de maquiagem de descontos.
Consumidores reclamaram que algumas lojas inflaram os preços dos produtos dias antes da liquidação, para que os descontos parecessem maiores na Black Friday.

Procon e UOL fazem ações especiais para a data

Só o Procon de São Paulo recebeu, em 2013, 302 reclamações, que resultaram na autuação de cinco empresas. Neste ano, o órgão vai fazer um plantão especial de atendimento por telefone e pela internet entre as 19h desta quinta (27) e a meia-noite da sexta (28).
Os consumidores poderão registrar as reclamações pelo telefone 151 (somente para a cidade de São Paulo), pelo atendimento eletrônico do site do Procon, pelo Facebook (www.facebook.com/proconsp) e pelo endereço do Twitter (twitter.com/@proconspoficial) do órgão usando a hashtag #BlackFridaynamiradoProconSP.

Sites especializados em comparação de preços e empresas ligadas à organização do evento também vão acompanhar as promoções de perto.
O Shopping UOL (www.shopping.uol.com.br/blackfriday), ferramenta de comparação de preços do UOL, vai mostrar o histórico de preços dos produtos mais procurados na Black Friday em várias lojas.
O internauta poderá consulta os valores cobrados em vários momentos nos últimos 30 dias e verificar se os preços realmente caíram.

Consumidor poderá consultar CNPJ das empresas

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), em parceria com o portal Busca Descontos (que reúne uma parte das lojas participantes), vai dar um selo para lojas que se comprometeram a oferecer boas promoções ao consumidor.
A lista completa de lojas que recebem o selo estará disponível na internet (http://camara-e.net/blackfriday).
A Serasa Experian vai permitir que o consumidor consulte, pela internet, o CNPJ de uma empresa antes de fechar negócio, assim como se há ocorrência de protestos, ações judiciais e falências.
A consulta poderá ser feita gratuitamente no sitewww.voceconsultaempresas.com.br entre sexta (28) e domingo (30). Depois, a consulta voltará a ser cobrada.

Promoção será feita em lojas físicas e virtuais

Assim como nos anos anteriores, tanto lojas virtuais como lojas físicas vão participar da Black Friday. Algumas já começaram a oferecer descontos durante a semana e outras devem prolongar as ofertas até dezembro.
Parte das lojas terá suas ofertas concentradas no site Black Friday (http://www.blackfriday.com.br/) do portal Busca Descontos.
A maioria das lojas também vai montar páginas especiais em seus próprios sites. Muitas outras, que estão fora da lista do Busca Descontos, também farão campanhas individuais.
Entre as lojas participantes, estão redes como Boticário, Extra, Fnac, Magazine Luiza, Marisa, PBkids, Ri Happy e Walmart.
Fonte: UOL Notícias

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