O fim
de ano está chegando e muitos já estão se preparando para as compras dos
presentes de Natal, mesmo com a crise econômica assombrando todo mundo. Época
boa para o comércio, mas poderia ser ainda melhor.
Os comerciantes sabem que fazer estoque é algo importante para
esta época do ano, mas nem sempre o mesmo cliente compra mais do mesmo produto,
mesmo tendo várias pessoas para presentear. Isso faz com que diversidade seja a
palavra-chave para que se venda mais neste período. Mas por que isso ocorre?
Um estudo publicado este ano no Journal of Consumer Research por
Mary Steffel e Robyn A. LeBoeuf tenta explicar essa necessidade de os
consumidores comprarem presentes diferentes para cada um que será presenteado,
resumindo-se na superindividualização dos presentes.
O lado engraçado encontrado na pesquisa é que de fato as pessoas
tendem a sempre buscar algo diferente para cada presenteado, em vez de buscar
algo que a pessoa queira, mesmo que o que ela queira seja igual ao que será
recebido pelas demais pessoas.
Isso fica ainda mais claro, no caso brasileiro, nos vários
amigos secretos que são realizados nessa época, sejam na empresa, com a
família, amigos etc.
Imagine alguém receber o presente igual ao de outro colega, mas
nesse caso mesmo tendo sido dado por pessoas diferentes? Acaba sendo
constrangedor para o presenteador e para quem recebe, já que este último pode
não se sentir tão especial.
A pior parte é que quem vai presentear geralmente passa horas em
busca de algo especial e quer que este esforço fique claro, passando a sensação
de ter se dedicado de maneira única a cada um que receberá seus presentes. Tudo
ficaria mais fácil se as pessoas perguntassem o que o outro quer receber, mas
aí o fator surpresa deixaria de existir.
Na pesquisa, foram realizados vários experimentos. Os estudiosos
pediram aos participantes para escolherem presentes para uma ou mais pessoas.
Em todos os experimentos realizados, sempre um presente era
previamente testado para que fosse muito mais atraente que os demais itens.
Quando solicitados a comprar um presente para uma pessoa, os compradores
tenderam a escolher o presente mais atraente.
Já quando tiveram que comprar presentes para várias pessoas, os
compradores mudaram de postura, comprando itens não tão interessantes, mas
diferentes para cada um que seria presenteado.
E você, prefere tentar saber o que cada pessoa quer ou
necessita, ou tende a presentar cada um com algo diferente?
Fonte: UOL Notícias
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