A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Quando o tédio pode trazer benefícios



Quem nunca se sentiu entediado no trabalho? A resposta é fácil, pois provavelmente todos nós já passamos por isso ou alguns estejam vivenciando esta sensação, nada agradável, neste momento. Mas saiba que o tédio pode trazer benefícios.
Vários estudos mostram que sentir-se entediado pode levar a uma mudança bastante benéfica. É como se você tivesse chegado a uma situação limítrofe e, naturalmente, após este estágio, a tendência é de melhoria e até aumento de sua criatividade.
Em um estudo conduzido por Sandi Mann e Rebekah Cadman, um grupo de participantes teve como atividade inicial a entediante tarefa de copiar números de uma lista de telefones. Já o grupo de controle pôde pular esta tarefa.
Em seguida, todos os participantes foram solicitados a gerar o maior número possível de usos para um par de copos de plástico, ou seja, era o momento de colocar a criatividade em prática.
O resultado mostrou que os participantes que tinham realizado a tarefa tediosa inicial, de copiar os números de telefones, geraram significativamente mais usos para o par de copos de plásticos que os do grupo de controle.
A conclusão das pesquisadoras é de que o tédio leva as pessoas a sonharem acordadas e isso leva ao estímulo dos músculos criativos. Parece estranho e engraçado, mas tem sentido.
A dica é que você aproveite todas aquelas reuniões inúteis, as tarefas administrativas, e outras que considera entediantes para imediatamente pular para atividades mais desafiadoras e criativas.
David Burkus, que escreve para a Harvard Business Review, sugere ainda que quando precisamos ou queremos fazer um trabalho que demande criatividade, talvez devêssemos inicialmente passar algum tempo focado em atividades corriqueiras, como responder e-mails.
Assim, como sugere o estudo de Mann e Cadman, poderemos ser mais capazes de pensar em mais (e mais criativas) possibilidades de explorar determinado assunto.
Da mesma forma, se tivermos que examinar de perto um problema e produzir uma solução eficaz, talvez devêssemos agendar essa tarefa depois de uma daquelas exaustivas e entediantes reuniões, das quais você sai sentindo-se até frustrado com os resultados.
Ao envolver-se em atividades desinteressantes antes de iniciar a resolução de problemas, pode ser que haja o estímulo de pensamento que precisamos para encontrar soluções criativas para os mesmos. Fica a dica.
Fonte: UOL Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário