A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Taxa média de desemprego ficou em 6,95% no país no 1o. semestre



A taxa média de desemprego brasileira no primeiro semestre foi de 6,95%, apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A média de desocupação da Pnad Contínua ficou bem acima da observada na Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que apontou desemprego médio de 4,91% na primeira metade de 2014. 

"Não se pode comparar uma pesquisa com a outra. São pesquisas com amostras, abrangências e metodologias completamente diferentes. Por isso, os indicadores não são comparáveis", afirmou o coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo. 

Uma das principais diferenças entre a PME e a Pnad Contínua, é a abrangência. Enquanto a PME é restrita a seis regiões metropolitanas do país, a Pnad Contínua visita milhares de municípios em todas as unidades da federa ção. Há também diferença da idade ativa, que inicia aos 10 anos na PME e aos 14 na Pnad.

Dados de renda

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua será divulgada com dados de rendimento a partir do dia 6 de janeiro, quando serão conhecidos os números referentes do quarto trimestre de 2014. 

Técnicos do instituto ainda fazem estudos que possibilitem à Pnad Contínua divulgar mensalmente dados de rendimento, taxa de desemprego e nível de ocupação. Os estudos ainda não estão concluídos, mas o objetivo do IBGE é que em fevereiro os dados mensais já comecem a ser publicados.

Dadas as incertezas sobre a Pnad Contínua divulgar dados mensais já no início do próximo ano, existe a possibilidade de a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) continuar a ser divulgada em 2015, disse o coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo. Mais uma vez, ele disse que a PME só sairá de campo quando a Pnad Contínua for capaz de produzir dados mensais. 

"A pesquisa não foi desenhada para isso [produzir dados mensais]. Estão em curso estudos que adaptem a amostra da pesquisa para a divulgação mensal. Houve uma solicitação forte da iniciativa privada, universidades, consulto ria e governo. Estamos correndo para que aconteça [a divulgação mensal em fevereiro, tendo janeiro como referência]. Isso está previsto, mas pode ser que não aconteça", afirmou Azeredo. 

Fonte: Valor ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário