Muito
empreendedor de primeira viagem confunde a ideia que dará origem à sua empresa
com o garimpo de uma pedra preciosa. O engano, na maioria das vezes, é fatal.
Quando
encontramos uma joia rara, o capital ou parte dele já se concretiza ali. Somos
prontamente premiados ao termos nos envolvido na busca com altas doses de
sorte, combinada com habilidade e esforço.
Mas a
ideia que sustentará sua empresa exige uma analogia complementar. É como se
buscássemos (e encontrássemos) uma joia rara todos os dias. De valor menos
significativo, mas um achado determinante para confirmar na somatória dos dias,
meses e anos o sucesso da empresa.
Uma
joia tão rara que escapa do senso comum por se materializar a partir de nossa
capacidade de se antecipar às necessidades reais e latentes, mas intangíveis,
de nossa clientela.
Empreender
se torna, quanto mais avançamos nessas analogias, uma tarefa extremamente
sutil, quase espiritualizada, que nos coloca como músicos de jazz diante de uma
plateia sofisticada. E a cada nota (serviço ou mercadoria) harmonizada com os
demais músicos (fornecedores e colaboradores), arrancamos aqui e ali aplausos
(compras repetidas) que confirmarão nossos acertos diários.
Suficientes
para validar cada dia que voltamos para casa felizes por poder desfrutar o sono
de quem voltará amanhã para reabrir a empresa.
E o
garimpo diário recomeça. Na busca permanente de diferenças incrementais,
na insistência continuada de achar aquele produto, serviço ou atenção que
surpreenderá e vinculará aqueles clientes à nossa empresa. E as chances de
encontrar a melhor maneira de atender, de vender, de entregar um produto ou
serviço têm que ser encontradas, no mesmo dia.
Mas são
oportunidades que nunca se entregam de maneira óbvia, porque emergem de
relações instáveis e aleatórias, que se realimentam das necessidades dos
clientes e da capacidade de atendimento de empresas como a sua.
Se você
ainda aceita nossas analogias que misturam o garimpo diário na busca de joias
raras de atendimento com a possibilidade de agregar valores que confirmarão o
sucesso de seu empreendimento se manterá sempre em alerta máximo.
Mas sem
perder a sensibilidade dos empreendedores que buscam satisfazer especialmente
as necessidades sutis (e quase espiritualizadas) de sua clientela. Que usam os
produtos e serviços que procuram na sua empresa apenas para se confirmarem
humanos. Profundamente humanos.
Fonte: UOL Notícias
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