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quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Confiança do consumidor recua 2,2% em outubro



A confiança do consumidor apresentou recuo de 2,2% entre setembro e outubro, atingindo 111,7 pontos.
De acordo com os dados do ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgado nesta quarta-feira (23), a percepção do consumidor em relação ao futuro foi o que mais impactou o índice no mês.
Componentes
O indicador que mede a satisfação dos consumidores com a economia atual, após dois meses sustentando as altas do ICC, diminuiu em outubro. Entre setembro e outubro, a proporção de pessoas avaliando a situação atual da economia como boa passou de 17,3% para 16,2%, enquanto a dos que a julgam ruim subiu de 34,1% para 35,2%. Neste sentido, o ISA (Índice de Situação Atual) teve queda de 0,6%, saindo de 121,3 para 120,6 no período.
Com relação aos seis meses seguintes, houve piora no quesito que mede o otimismo em relação às finanças pessoais, com diminuição de 2,3% no décimo mês do ano. A proporção de consumidores que projetam melhora na situação financeira familiar recuou de 39,8% para 37,2%; e a dos que preveem piora aumentou de 3,8% para 4,3%. Neste caso, o IE (Índice de Expectativa) variou -3%, de 110,8 para 107,5 pontos.
Sobre a pesquisa
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base em uma amostra em mais de 2 mil domicílios, em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para este mês foi feita entre os dias 30 de setembro e 19 de outubro.

Fonte: InfoMoney

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