Ao expandir uma marca
pelo sistema de franquias, o empreendedor precisa ter certeza que o modelo do
negócio está sendo replicado de maneira fiel ao original.
Enquanto a rede conta
com três ou quatro unidades, o empreendedor consegue saber por conta própria o
que acontece com cada uma delas e se todas oferecem a qualidade no atendimento
que o consumidor da marca espera.
Mas e quando a rede
chega a dez ou quinze unidades?
Muitas marcas de varejo
contam com o apoio de um supervisor de loja, que é responsável por acompanhar a
execução da tarefas e dar feedback aos funcionários, organizar o planejamento
de compras e análise de mercado varejista, estoque, coleção e aceitação do
cliente.
No universo do
franchising, essas funções são exercidas pelo consultor de campo.
O consultor de campo é
figura fundamental para a rede, já que o franchising parte da premissa que o
DNA da marca deve ser utilizado por outra pessoa, o franqueado, e levado para
regiões onde o empreendedor talvez não conseguisse chegar sozinho.
A consultoria de campo é
um dos principais canais de comunicação das estratégias e ações da franqueadora
para a rede franqueada e vice-versa.
O trabalho do consultor consiste,
principalmente, em realizar visitas às unidades franqueadas, conferindo se o
know-how está sendo aplicado e se a loja, no caso a franquia, entrega para o
consumidor a promessa da marca por meio dos seus serviços e produtos.
É de extrema importância
que o consultor de campo esteja alinhado com a sua marca e com seu modelo de
negócio, para que ele possa sanar as dúvidas do franqueado com precisão.
E, quando necessário,
apontar durante a visita quais pontos devem ser melhorados, já que o
crescimento saudável da rede depende do bom funcionamento das unidades já
existentes.
Ao realizar a visita, o
consultor pode auxiliar o franqueado a montar um plano de negócios e orientá-lo
quanto a melhorias na gestão da unidade e no incremento de vendas.
É imprescindível que o
consultor alie conhecimento, habilidade e atitudes.
Conhecimento sobre a
marca, mercado de atuação e concorrência; habilidades como marketing,
desenvolvimento de pessoas, legislação, comercial e financeiro; atitude para
passar o feedback da visita para o franqueado, independente de o resultado ser
positivo ou negativo.
Uma equipe qualificada
de consultores de campo ou de negócios, como também é conhecido, é fundamental
para que uma rede possa crescer de forma estruturada, oferecendo continuamente
um ótimo suporte para seus franqueados.
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