Após a campanha
"Rio Surreal" - que denuncia preços abusivos praticados na cidade do
Rio de Janeiro - ganhar força nas redes sociais, as secretarias municipais de
Defesa do Consumidor e Ordem Pública da cidade deram início às operações
permanentes de fiscalização e combate a práticas abusivas contra consumidores
cariocas.
A primeira ação, chamada de "Consumidor, essa é sua
praia", teve início na orla da cidade, onde fiscais e agentes da prefeitura
distribuíram exemplares do CDC e entregaram panfletos educacionais com
orientações aos comerciantes e consumidores sobre a elevação de preços sem
justa causa, assim como cobrança abusiva, venda casa e preços rasurados.
De acordo com a secretária municipal de Defesa do Consumidor e
coordenadora do Procon Carioca, Solange Amaral, a partir do próximo sábado,
quem for flagrado na orla com práticas que prejudiquem o consumidor, será
notificado, multado, ou, em casos mais graves, poderá perder a licença concedida
pela Prefeitura.
"Pela primeira vez, o Código de Defesa do Consumidor vai à
praia. Nosso objetivo é estimular uma melhor convivência entre consumidores e
fornecedores", explicou Solange Amaral.
O trabalho abrange 23 pontos da orla marítima, do Flamengo ao
Recreio e dos Bandeirantes. Na última quarta-feira (12), as equipes se
concentraram nas praias de Copacabana, Leme, Flamengo e São Conrado. Hoje (13),
será a vez do Arpoador, Ipanema e Leblon e, na sexta-feira (14), serão
contempladas as orlas da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.
Os consumidores que se sentirem prejudicados poderão enviar suas
reclamações ao Procon Carioca pelo Facebook (www.facebook.com/proconcarioca),
Twitter (twitter.com/ProconCarioca), e-mail (atendimento@proconcarioca.org.br)
ou pelo site www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário