Estudos realizados pela
Mastercard apontam que o Brasil é o mercado com maior potencial de crescimento
de cartões pré-pagos da América Latina. Até 2017, o segmento deve movimentar
US$ 822 bilhões.
Um dos motivos para o mercado enxergar grande espaço para
crescer é a grande quantidade de pessoas que não possui conta no banco.
Atualmente 55% dos pagamentos de salários no Brasil são realizados em dinheiro.
Isso porque de sete em cada 10 solicitações de cartões de crédito são negados
pelas instituições financeiras.
Além disso, há uma grande expectativa de crescimento do uso da
internet para compras. De acordo com dados do fornecidos pela Mastecard e pelo
banco Bonsucesso, que trabalha no mercado de cartão pré-pago, do total de
compras realizadas no mercado nacional com o cartão da instituição, 77% foram
feitas por meio da internet e 23% no comércio tradicional (via POS). Do total
de compras realizadas com o cartão do banco no mercado internacional, 96% foram
pela internet e 4% foram compras no comércio tradicional (via POS).
De acordo com o levantamento, 46% dos consumidores que
utilizaram os serviços pertencem à classe C e possuem renda média de R$ 3 mil
por mês. O estudo apontou ainda que 60% dos usuários do cartão são
homens, com faixa etária de 25 a 40 anos . O Estado de São Paulo é o que tem
mais usuários cadastrados, respondendo por 60% dos usuários, seguido do Rio de
Janeiro (20%) e Minas Gerais (10%). Os outros 10% são divididos entre outras
regiões do país.
A média de recarga ao mês gira em torno de R$ 360 e o ticket
médio gasto por mês com compras é de R$ 76. Já a média de saque é de R$
328.
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