Populares entre os internautas, vídeos
divulgados em redes como YouTube ouUOL Mais também podem ser um canal para micro e pequenas empresas
atraírem e manterem clientes, segundo o especialista em marketing digital
Conrado Adolpho.
"Muitas pessoas utilizam o YouTube para fazer buscas, seja
porque não têm tempo para ler ou porque querem aprender algo rápido. O vídeo
impacta mais do que um texto e faz com que o nome da empresa fique gravado na
memória do internauta", diz o especialista.
Adolpho é
autor do livro "I Jumper – o Novo Empreendedor da Economia Digital" e
consultor de empresas. Também já foi professor de marketing digital do curso de
pós-graduação da ESPM. Entre as companhias que assessorou estão Dufry, rede de
varejo que atua em aeroportos, navios de cruzeiros e portos, e Memmo Hotels, em
Portugal.
A pedido do UOL, o especialista listou
dez dicas para micro e pequenas empresas utilizarem o YouTube a favor dos
negócios.
1.
Faça filmagens em alta definição
De acordo
com Adolpho, o YouTube prioriza vídeos gravados em HD (alta definição) na
exibição dos resultados de uma busca feita no site.
Se
filmado em HD, o vídeo terá mais chance de ser visualizado. "Não é preciso
equipamentos sofisticados nem alto investimento. Já existem smartphones que
filmam em HD e podem ser utilizados para fazer a filmagem com qualidade."
2.
Atente-se ao cenário e à iluminação
Adolpho
diz que ambientes abertos em dias ensolarados não são recomendáveis porque o
excesso de luz prejudica a imagem. Além disso, é preciso se certificar de que
não há outros elementos no cenário que possam tirar a atenção do público, como
pessoas passando ao fundo, televisão ligada ou mesmo a desorganização do local.
3.
Tenha cuidado com o som
O áudio
também merece cuidado especial, segundo o especialista. Para ele, é importante
ter um microfone ou gravador próximo de quem está falando, pois quando a câmera
está longe, a captação do som fica comprometida.
4.
Evite fazer propagandas
Adolpho
diz que fazer propagandas nos vídeos é um erro. O melhor é falar sobre os
benefícios que o uso do produto ou serviço da empresa podem trazer.
"Para
atingir quem quer aprender a dançar, por exemplo, o empreendedor deve criar uma
série de vídeos falando sobre os benefícios da dança para o corpo, os
diferentes ritmos e origens, entre outras curiosidades", declara.
5.
Prefira vídeos curtos
A duração
máxima de um vídeo é de cinco minutos, segundo Adolpho. Mais do que isso, o
público pode ficar entediado e perder o foco. "Se o assunto não couber
nesse tempo, vale 'quebrá-lo' e fazer uma série de vídeos curtos", diz
6.
Use linguagem descontraída
Durante o
vídeo, o locutor deve utilizar linguagem informal, como se estivesse
conversando frente a frente com outra pessoa, segundo o especialista. No
entanto, é preciso atenção para não usar gírias ou expressões que possam
vulgarizar o conteúdo.
7.
Escolha palavras-chaves para o vídeo
De acordo
com Adolpho, internautas costumam fazer buscas a partir de palavras-chaves do
tipo "como consertar, como aprender, como fazer".
Coloque
estas palavras no título do vídeo, na descrição do conteúdo e até no nome do
arquivo que será publicado no site. Dessa forma, o vídeo será mais bem
posicionado no momento em que o usuário fizer a busca.
8.
Divulgue seus vídeos
A cada
novo vídeo publicado na internet, mande e-mail para clientes e amigos avisando
sobre o novo conteúdo, publique o link no site da empresa e nas redes sociais e
peça para as pessoas compartilharem, diz Adolpho.
9.
Incentive internautas a assinarem o canal
Segundo o
especialista, ao final de cada vídeo, o empresário pode colocar uma frase e o
link pedindo para que o internauta assine o canal da empresa no serviço de
vídeos e seja avisado automaticamente a cada nova postagem.
10.
Publique vídeos todas as semanas
Para não
ser esquecido pelo público, Adolpho diz que o empresário deve publicar um vídeo
por semana. Quanto mais conteúdo ele publicar, maior tende a ser o tráfego em
sua página, segundo o especialista.
Fonte: UOL Notícias
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