Pelo
menos 186.549 tentativas de fraude foram registradas no mês de janeiro deste
ano no país, uma alta de 8,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo
com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor,
divulgado nesta terça-feira (25). Isso representa uma tentativa de fraude a
cada 14,4 segundos no país.
Em
relação ao mês anterior, houve queda de 2% nesse tipo de ocorrência,
caracterizado pelo uso de dados pessoais por criminosos para firmar negócios.
Telefonia
e serviços são os mais afetados
O setor
de Telefonia respondeu pela maioria dos registros (84.310), totalizando 45,2%
das tentativas de fraude realizadas em janeiro de 2014, alta em relação aos 42%
registrados no mesmo mês de 2013.
O setor
de serviços --que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em
geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.)-- teve 51.517 registros,
equivalente a 27,6% do total. No mesmo período no ano passado, o setor
respondeu por 30,7% das ocorrências.
Já o
setor bancário é o terceiro do ranking, com 33.734 tentativas de fraude
registradas em janeiro de 2014, 18,1% do total. No mesmo período de 2013, o
setor respondeu por 17,7% dos casos.
O
segmento varejo teve 13.531 mil tentativas de fraude, registrando 7,3% das
investidas contra o consumidor em janeiro de 2014, queda em relação aos 7,9%
observados em janeiro de 2013. Os demais segmentos do ranking registrou juntos
1,9% do total.
Entre
as principais tentativas de golpe apontadas pelo indicador da Serasa Experian
estão a emissão de cartões de crédito, compra de eletrônicos e celulares,
abertura de conta bancária, compra de automóveis e abertura de empresas.
Fonte: UOL Economia
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