Um bom
líder é capaz de influenciar o clima organizacional da empresa e engajar seus
subordinados. Em vez disso, alguns gestores cometem erros cruciais no dia-a-dia
que comprometem sua credibilidade e confiança da equipe.
O
presidente e fundador da Liderança Autêntica, empresa de educação empresarial
especializada em desenvolvimento de lideranças, Fábio Santoro, citou as falhas
mais comuns dos líderes. Confira quais são eles e veja se você tem um mau
chefe:
1 – Ele não define valores. Segundo Santoro, não ter autoconhecimento é
o principal elemento que faz seu chefe ser um péssimo gestor. Não saber as
próprias competências comportamentais, valores e princípios deixam seus
subordinados confusos quando à liderança.
2 – Ele é antipático e
retraído. Outro
comportamento que afeta a liderança é a falta de conexão emocional com os
profissionais. "Ele precisa criar uma certa empatia, casar emoções com sua
equipe", disse o executivo. Segundo ele, uma forma fácil de fazer isso é
escutar os subordinados. "Aqueles incapazes de escutar seus liderados
criam um distanciamento na equipe, não dá abertura e falta transparência."
3 – Ele não sabe controlar os
nervos. O seu
gestor se deixa levar pelos sentimentos e age por impulso? Segundo Santoro,
isso mostra imaturidade diante dos desafios, além de deixar a equipe insegura
com a gestão. "O líder precisa passar tranquilidade acima de tudo para a
equipe."
4 – Ele é refém das metas da
empresa. Santoro
conta que esse é o erro mais difícil de mudar. O chefe não sabe dizer
"não" à diretoria da empresa e concorda com metas intangíveis, que
serão atribuídas aos profissionais. "Ele não consegue defender, a partir
de sua vivência na área, as prioridades da equipe e acata o que foi pedido. Ele
vai causar um sentimento de insatisfação generalizado, deixando sua equipe
desmotivada."
5 – Ele
tem seus "favoritos". Seu chefe tem um "escolhido" que
sempre defende? Saiba que esse é um erro muito comum em qualquer organização.
Para Santoro, mesmo que o chefe tenha afinidade com alguém, ele não pode deixar
transparecer, pois cria intriga na equipe. "Gera um clima de injustiça. As
pessoas não são reconhecidas pelo trabalho, mas pela empatia com o chefe."
6 – Ele
fez promessas que não são cumpridas. Ele te prometeu aumento salarial, uma nova
posição no trabalho ou mais benefícios, mas até agora, nada disso se cumpriu.
Fazer promessas falsas apenas gera expectativas momentâneas aos liderados, mas
depois o sentimento é de desmotivação. "A pessoa se esforça para dar mais
resultados para a empresa, pensando que virá o reconhecimento, mas quando isso
não acontece, o líder perde a credibilidade. Esse funcionário não vai mais
acreditar nele."
7 – Ele
nunca está errado. Um
estudo elaborado pela Universidade de Harvard sobre as principais falhas dos
chefes mostra que 87% erram por questões temperamentais, de "puro
ego". "A incapacidade de escutar, ter a convicção que só ele está
certo e que ninguém pode dar sugestões abala completamente as chances de ser um
líder capaz de engajar e motivar profissionais ao seu entorno", acrescenta
Santoro.
8 – Ele
não faz feedback. Você
faz seu trabalho, mas não tem ideia do que pode melhorar porque seu gestor não
lhe dá um retorno de seu desenvolvimento. Também há casos em que o feedback
acontece, mas o gestor se atenta apenas ao passado, seja o último semestre ou
ano, e se esquece de mostrar preocupação com as competências do profissional.
"Ele não mostra o que pode ser melhorado daqui para frente. O feedback
acaba se tornando raso e sem sentido."
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário