Muitas
pessoas gostam de resgatar sentimentos prazerosos de momentos do passado e não
se cansam em dizer "antigamente, isso era bem melhor". E os
marqueteiros já aprenderam, há um bom tempo, a capitalizar sobre esse
comportamento em prol dos negócios.
Não é
de hoje que os que trabalham com marketing sabem que o uso da nostalgia pode
ser um instrumento poderoso no convencimento dos consumidores em se desapegarem
do dinheiro e decidirem comprar ou até pagar mais por algo. E agora há estudos
que compravam tal fato.
Um
deles foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores liderados por Jannine D.
Lasaleta, da Escola de Administração de Grenoble, na França. Em um experimento,
os sentimentos nostálgicos aumentaram a disposição das pessoas em pagar por
objetos desejados.
Em
outro, os participantes foram convidados a desenhar figuras de moedas após
descreverem uma experiência ou evento nostálgico. Ao serem comparados com um
grupo de controle, os que descreveram eventos nostálgicos desenharam as moedas
com tamanho 10% menor.
A
conclusão é que induzir os consumidores a resgatarem ou terem sentimentos
calorosos sobre um passado que apreciam faz com que eles se desprendam do
dinheiro e, com isso, tendam a pagar por algo que desejam e até a gastar mais.
A
questão, porém, é mais profunda que apenas uma estratégia de marketing, pois
faz as pessoas pensarem na vida, no que já vivenciaram e no que ainda têm pela
frente.
Nesses
momentos, não é difícil pensar (e muitas vezes concretizar o que se pensou):
por que não? Se eu comprar esse determinado produto posso me satisfazer um
pouco e fugir das amarras do mundo moderno, de contenção de despesas,
planejamento financeiro etc.
Mas
esse comportamento pode ser também uma armadilha poderosa e danosa, caso
torne-se sistemático. Muitos consumidores tendem a agir de maneira não racional
com muita frequência e isso pode levá-los a sentimentos antagônicos após a
concretização da compra.
Aos
empreendedores, fica o recado que muitos já conhecem na prática. De fato, usar
eventos nostálgicos como maneira de inspirar os consumidores a gastar por
determinado produto pode ser uma estratégia muito eficaz.
E você,
já se deixou seduzir por algo parecido como consumidor? Em caso afirmativo, já
se arrependeu por ter agido assim?
Fonte: UOL Notícias
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