O
sucesso da maioria dos empreendimentos está vinculado à capacidade de
negociação dos seus gestores. Muita gente pensa que basta ter uma boa
reserva de capital inicial, boas instalações e ser um excelente profissional no
ramo que decidiu empreender.
Apesar
de essas características serem essenciais, sem a habilidade comprovada em
negociar acordos, contratos, encaminhamentos, qualquer empresa corre sérios
riscos de sobrevivência.
Negociar
é uma habilidade intangível que envolve habilidades culturais, emocionais e,
especialmente, uma imensa capacidade para ouvir profundamente os
interlocutores.
Negociar
é muito difícil porque temos que aprender a ouvir. Isso exige o treino, que é
uma arte, de zerar o nosso ego (ou seja, zerar nossas convicções e certezas)
quando estamos diante de nossos interlocutores.
Só
assim conseguiremos, além de ouvir, também entender os pontos de vista alheios,
diferentes dos nossos, que podem complementar nossas estratégias gerenciais.
Mas zerar o ego também nos coloca outro problema: requer extrema humildade.
Porque
é essa humildade que estimula nossos interlocutores a expandir e detalhar seus
pontos de vista a tal ponto que consigamos compreender, profundamente, suas
orientações finais.
E após
esse "mergulho de humildade" conseguiremos emergir e avaliar, com
calma, o que recolhemos de sugestões dos nossos mais diferentes interlocutores.
É
também nessa etapa que combinaremos nossa percepção às de nossos
interlocutores. E se conseguirmos manter a fé no nosso projeto, caminharemos
com muito mais determinação.
Negociaremos,
então, acordos, contratos, encaminhamentos com um grau maior de eficiência. E,
principalmente, comprometendo nossos interlocutores e parceiros no novo
estágio, com chances ampliadas de acerto.
Essas
chances deverão ser reforçadas por ajustes finos constantes que se vincularão
ao nosso treino continuado de zerar nosso ego, na hora de ouvir, para continuar
a assimilar sugestões práticas e determinantes ao sucesso de nosso
empreendimento, ao envolver as contribuições e sugestões dos nossos sócios,
interlocutores, parceiros e aliados.
Fonte: UOL Notícias
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