O
e-commerce brasileiro tem crescido vertiginosamente nos últimos anos. Segundos
dados do e-Bit, só no primeiro semestre de 2014, o comércio online
nacional faturou R$ 16,06 bilhões e o número de clientes que
ingressam nesse mercado totalizou 5,06 milhões de novos internautas.
Para o
segundo semestre de 2014, a previsão é de um crescimento no setor de e-commece
próximo a 15%. Uma data importante que pode ajudar com a alta é o Black Friday,
que no Brasil é importante, principalmente, na internet.
Esse
ano, o evento será realizado no dia 28 de novembro e comemora o seu quinto ano
consecutivo no País; no ano passado, a ação promocional movimentou R$ 770
milhões.
Porém,
o ideal é que o consumidor se prepare antes de aproveitar as ofertas da data.
As orientações principais são pesquisar os preços com antecedência, para
garantir que as lojas não vão subir o preço dos produtos pouco antes do evento
para depois dar o desconto; buscar endereços, telefones, chat e meios de
contato com a empresa; ler as opiniões das pessoas que já compraram pelo site;
e consultar as classificações das empresas em sites como o Reclame Aqui. Além
disso, vale fazer uma lista dos itens que se pretende comprar para não correr o
risco de se empolgar e ultrapassar o limite do orçamento.
O
comércio eletrônico nacional também já acerta todos os detalhes para tornar a
promoção ainda mais vantajosa. O segmento ganhou evidência na edição de 2013
recebendo cerca de 2 milhões de pedidos em apenas um dia.
As
empresas estão fechando pacotes de vantagens, preparando convites especiais e
buscando a melhor estabilidade do sistema com o objetivo de garantir que o
consumidor se sinta confiante para adquirir um produto que esteja dentro das
expectativas e apagar a imagem negativa deixada por algumas empresas em edições
anteriores da Black Friday.
"O
cliente está atento, não quer ser enganado e não quer ficar em fila de espera.
Para superar a expectativa é preciso muita organização, do planejamento da ação
ao período pós Black Friday, quando é preciso atender com excelência no
pós-venda", explica Thiago Fernando de Zutter, coordenador de e-commerce
do Posthaus.com.
Fonte: InfoMoney
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