Quatro em cada dez usuários de cartões de crédito que participam
de programas de fidelidade já viram os pontos ou milhas vencerem antes de serem
usados. Essa é uma das conclusões de um estudo feito pela empresa de pesquisa e
consultoria CVA Solutions com consumidores de todo o país e obtido com
exclusividade peloUOL.
O
levantamento foi realizado pela internet com 6.029 consumidores de todas as
classes sociais e de todas as regiões do Brasil. Apenas titulares de cartões de
crédito puderam responder (dependentes ficaram de fora).
Mais da
metade dos consumidores entrevistados afirmaram ter cartões com programa de
recompensa. Eles foram questionados se já tiveram pontos que expiraram nesses
programas, e 44,2% disseram que não.
O
índice dos que afirmaram que já tiveram pontos que venceram (e, portanto, não
puderam ser usados) também é grande: 40,9%. A soma não dá 100% porque outros
14,9% não souberam responder a essa questão.
Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, diz que o fato
de muitos consumidores já terem deixado suas milhas vencerem tem levado a uma
procura por programas
que centralizam pontos,
como Multiplus, Smiles ou Dotz.
A
pesquisa mostra que 66% dos entrevistados desejam participar de algum programa
centralizador de pontos como esses.
Pesquisa
mostra que existe desconhecimento sobre o assunto
A
pesquisa mostra que 54,5% dos consumidores entrevistados têm cartões com
programas de recompensa, mas ainda existe muito desconhecimento sobre o
assunto. O índice dos que não sabem se possuem o benefício (22,9%) é maior do
que os que dizem que não o têm (22,6%).
Entre
os que são cadastrados em programas do tipo, 76,3% disseram que a participação
é gratuita, 13,7% não souberam responder e 10% afirmaram que a adesão é paga.
Ainda
entre os clientes que fazem parte dos programas, 46,7% disseram que nunca receberam
recompensas, índice próximo ao dos que já fizeram alguma troca de pontos ou
milhas (46,6%). Outros 6,7% não souberam responder.
Cartões
com anuidade gratuita estão mais raros
Considerando-se
todos os entrevistados, segundo a CVA, 27% dos consumidores têm cartões com
anuidade gratuita. Isso mostra uma queda em relação à pesquisa anterior, de
2012, quando 31% dos consumidores disseram não pagar anuidade.
Comparando
as duas pesquisas, observa-se também que tem aumentado o porcentual de
consumidores usando o crédito rotativo do cartão. O rotativo é acessado quando
o cliente deixa de pagar uma parte ou o total da fatura do mês.
Em
2014, 34% dos entrevistados pela CVA afirmaram já terem usado o pagamento
parcial da fatura nos seis meses anteriores à pesquisa; em 2012, eram 30%. Além
disso, 80% disseram que têm conseguido pagar a fatura integral em 2014, ante
86% em 2012.
Custos
têm peso maior na escolha do cartão do que benefícios
De
acordo com o estudo, na hora da escolha do cartão, fatores relacionados aos
custos (anuidade e juros) são mais importantes para 59% dos consumidores. Os
benefícios (programas de recompensas, promoções, atendimento etc.) são mais
importantes para 41%.
O
levantamento mostrou que os cartões que têm as marcas mais fortes (com imagem mais
positiva entre os consumidores) são Itaucard, BB Ourocard e Amex. Os piores
emissores, na opinião dos consumidores, são Votorantim, Renner, Panamericano e
Magazine Luiza. Entre as bandeiras, Visa teve a melhor avaliação; a pior foi a
da Aura.
"As
marcas consideradas mais fortes geralmente são aquelas que investem muito em
mídia, fazem muita propaganda", afirma Cimatti. "Já a Amex aparece
entre as marcas fortes porque tem uma imagem de sofisticação não só entre os
seus clientes, mas também entre os outros consumidores."
Fonte: UOL Notícias
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