Confira
abaixo 11 mitos que podem atrapalhar seu negócio.
1.
Seja apaixonado pelo negócio
"O
erro fatal número 1 é estar apaixonado pelo negócio. Quando isso acontece você
fica meio cego, não fica atento às questões importantes. Todo o empreendedor
precisa ser frio, pensar em investimento", diz Paulo Vicente Alves,
professor de estratégia da Fundação Dom Cabral.
2.
Amigos e parentes são os melhores funcionários
"Essas
pessoas não são demissíveis. Você não consegue demiti-las sem que isso vire um
problema de família. Além disso, compromete a gestão da equipe, pois você nem
sempre consegue exercer autoridade sobre essas pessoas", diz o professor
da Dom Cabral.
3.
Vou abrir um negócio para não ter chefe
No
negócio próprio, você pode não ter chefe, mas as cobranças que vai acumular
como dono da empresa levarão a cobranças maiores do que o velho patrão.
"[O
empresário] tem gente pedindo benefícios, tem que saber dividir o tempo
profissional e o pessoal, precisa lidar com demandas externas, como os
clientes, que não deixam de ser chefes, afinal, seu negócio depende
deles", diz Maria Alice Alves Moreira, gerente-geral do Sebrae-SP.
4.
Eu compraria meu produto, outros vão comprar
"O
produto que você mais quer pode ser ótimo, mas ter valor de mercado baixo. A
lógica de mercado precisa pensar no que o cliente quer; se for possível, fazer
testes para as pessoas reclamarem, sugerirem melhorias", sugere o
professor de estratégia, Paulo Vicente Alves.
5.
Crie algo que os clientes queiram, e investidores virão
Se seu
negócio precisa de investidores, não adianta achar que basta uma boa ideia para
atraí-los. O empreendedor precisa saber apresentar seu produto para clientes e
seu negócio para investidores, mostrando planejamento, capacidade executiva e
projeção de lucros.
"É
um mito porque ninguém vai atrás de você, ou do que você fez, simplesmente pelo
fato de que você fez algo. Não adianta tratar o mercado como idiota e lançar
qualquer coisa", diz Diego Remus, co-autor do livro "Empreendedorismo
Criativo" (Ed.Évora).
6.
Antes só do que mal acompanhado
"Faz
parte da cultura do brasileiro não querer ter sócios. Acham que sócio é
sinônimo de problemas", diz Marcelo Nakagawa, professor do Insper. Não é
porque um negócio é pequeno que ele não precisa de líderes com diferente papeis
no negócio. "Sócios devem ser vistos como 'parceiros', que é o termo
partner em inglês", diz Nakagawa.
É
importante para o sucesso do negócio procurar pessoas que possam fazer aquilo
que o empresário não sabe fazer com qualidade sozinho. Essa pessoa poderá ser
um sócio ou um funcionário em posição estratégica.
7.
Primeiro abro meu negócio, depois penso nos objetivos da empresa
Planejamento
é uma palavra-chave no empreendedorismo para uma pequena, média ou grande
empresa. Ao mesmo tempo, é uma das etapas mais difíceis para empresas e
start-ups. "Muitos negócios começam a se perder quando não sabem o que são
e para onde querem ir", diz Nakagawa.
Seja
para crescer ou manter a estabilidade, todo negócio precisa de planejamento.
"É como um maratonista: se não houver planejamento, ele vai apenas dar
voltas no quarteirão todos os dias. Nenhuma empresa quer ficar estagnada",
completa o especialista.
8.
Meu salário é igual ao lucro da minha empresa
O
empresário deve diferenciar remuneração de distribuição de lucros, afirma
Marcelo Nakagawa, do Insper. "O valor da remuneração pode ser
composto por retiradas e uma parte dos lucros, até dar a remuneração total de
mercado."
O
restante deve ser distribuído como remuneração do acionista, na proporção de
cada sócio, ou mantido na empresa para futuros investimentos.
9.
Investir em produtos que estão na moda é garantia de sucesso
Por ter
pouco capital, o pequeno empreendedor corre mais riscos ao fazer investimento
em produtos e serviços que não foram bem pensados para o mercado. Por isso,
atenção ao entrar em uma área só porque está na moda.
"Se
você não entender os fundamentos do que está fazendo, não adianta nada maquiar
a superfície, pois nem os clientes nem os funcionários ou investidores vão
ficar realmente satisfeitos", diz Diego Remus, co-autor do livro
"Empreendedorismo Criativo" (Editora Évora).
10.
Empresário não tira férias
No
pequeno empreendimento, é comum o dono se achar insubstituível, mas é
importante preparar alguém para ocupar seu lugar quando for preciso.
"As
férias são uma necessidade pessoal. Então o pequeno empresário tem que planejar
e preparar alguém para assumir o posto de liderança. Revezar com os sócios, se
tiver, ou capacitar alguém da equipe", diz a consultora do Sebrae-SP.
11.
Inovar custa caro
Muitos
entendem inovar como a necessidade de investir em tecnologias caras, mas isso
não é verdade. "Um rótulo novo, por exemplo, para um produto, já é inovar.
Mudar um procedimento na forma de atender, alterar processos. Inovar diz
respeito a mudanças que trazem ganhos de produtividade e reduzem custos",
afirma a consultora do Sebrae-SP.
Fonte: UOL Economia
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