O
desenvolvimento de cidades do interior tem chamado a atenção das redes de
franquias que já se estabeleceram nas grandes cidades e encontram uma ótima
oportunidade para continuarem com o seu crescimento, abrindo operações em
cidades menores.
O
franchising vive um momento de "interiorização". Isto se deve às
oportunidades que surgem com o crescimento destas regiões, com a instalação de
grandes empresas e o maior consumo por parte dos moradores, que desejam
consumir os produtos e serviços encontrados nas capitais.
No
entanto, também está acontecendo um movimento inverso no franchising. Marcas
que nasceram e cresceram em cidades do interior e agora migram para os centros
urbanos, concorrendo com as redes que já se consolidaram nas capitais.
A
princípio, nota-se uma grande demanda dos setores de vestuário e calçados
originados principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Mas, em São Paulo existe
maior diversidade de segmentos, como por exemplo, na área de educação e
serviços, como redes de cursos, tanto de idiomas, quanto profissionalizantes,
além de cuidados de saúde, limpeza e reparos no segmento de construção e
reformas.
Apesar
de nascerem em cidades menores, essas franqueadoras já possuem uma boa ocupação
no interior e estratégia para conquistar pontos nas capitais. Elas possuem
características próprias de onde vieram e normalmente trazem também idéias
inovadoras.
Ter um
bom modelo de negócio não é previlégio dos negócios que nascem nas capitais, ao
contrário, grandes empresas e negócios de sucesso tem cada vez mais vindo de
qualquer lugar do Brasil. Um bom modelo de negócio pode dar certo em
qualquer lugar.
A
carência de alguns segmentos em cidades do interior favorecem o crescimento das
redes. As marcas passam a desenvolver modelos competitivos nessas regiões e já
se tornam grandes antes mesmo de chegarem às capitais.
O
modelo bem estruturado e as novidades que estas marcas têm são atrativos para
investidores que desejam investir em um negócio próprio e que já não precisam
sair de suas cidades para encontrá-los. O investidor também tem maior
facilidade de abrir mais unidades da rede e crescer junto com a marca em outras
regiões do Brasil.
Portanto,
para aqueles que querem abrir um negócio próprio de franquia, há mais
oportunidades se olhar as marcas originadas não só em capitais, mas
principalmente das cidades que têm um crescimento acelerado nos últimos anos.
Fonte: UOL Economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário