Abrir
uma franquia é bem mais seguro do que começar a própria empresa. A força da
marca, estratégia e apoio da franqueadora ao empresário podem ajudar (e muito)
na decolagem do negócio - o que não significa que o modelo de franchising está
fora de risco.
Segundo
a sócia da consultoria especializada em franquias Goakira, Nadia Korosue,
existem diversos riscos ao abrir uma franquia. "Mesmo menores, eles não
podem ser ignorados, sob pena de você ver a sua unidade fechar as portas e
fazer parte da estatística negativa", conta. Dados da ABF (Associação
Brasileira de Franchising) mostram que 15% das unidades de franquias fecham as
portas nos primeiros cinco anos de existência.
Para
evitar isso, conheça os principais riscos de investir em uma franquia e saiba
como fugir deles:
1.
Demora para obter o retorno do investimento
Um dos principais dados que o futuro franqueado precisa se atentar é o tempo para retorno do investimento, que pode variar de 12 a 24 meses, em média. O que muitos não sabem é que esse retorno pode demorar muito mais tempo que o prometido pelo franqueador. "Se você fechar o acordo, esteja preparado para o período máximo para ter o retorno de investimento e, a partir daí, os lucros. Uma reserva de capital para esta situação pode ajudar a superar um início mais lento."
Um dos principais dados que o futuro franqueado precisa se atentar é o tempo para retorno do investimento, que pode variar de 12 a 24 meses, em média. O que muitos não sabem é que esse retorno pode demorar muito mais tempo que o prometido pelo franqueador. "Se você fechar o acordo, esteja preparado para o período máximo para ter o retorno de investimento e, a partir daí, os lucros. Uma reserva de capital para esta situação pode ajudar a superar um início mais lento."
2.
Cuidado com os vícios de gestão
A experiência prévia não é um pré-requisito obrigatório para quem vai abrir uma franquia, mas pode ajudar. Por outro lado, hábitos antigos de gestão podem atrapalhar o andamento da nova empresa e, principalmente, desrespeitar o modelo estabelecido com o franqueador. Segundo Nadia, ao fechar o contrato, o franqueado precisa cumprir as recomendações do franqueador.
A experiência prévia não é um pré-requisito obrigatório para quem vai abrir uma franquia, mas pode ajudar. Por outro lado, hábitos antigos de gestão podem atrapalhar o andamento da nova empresa e, principalmente, desrespeitar o modelo estabelecido com o franqueador. Segundo Nadia, ao fechar o contrato, o franqueado precisa cumprir as recomendações do franqueador.
3.
Falta de comunicação
Não ter uma boa relação com o franqueador é um risco ao negócio. Para evitar isso, veja qual é a estrutura de comunicação do franqueador. Se ele contar com um departamento interno de comunicação ou tiver uma empresa especializada na área prestando serviço, reduz o risco de que as partes não estejam falando a mesma língua.
Não ter uma boa relação com o franqueador é um risco ao negócio. Para evitar isso, veja qual é a estrutura de comunicação do franqueador. Se ele contar com um departamento interno de comunicação ou tiver uma empresa especializada na área prestando serviço, reduz o risco de que as partes não estejam falando a mesma língua.
4.
Competição entre as unidades
Nadia afirma que a competição é comum entre franquias com muita procura. "Por conta da demanda quente, algumas marcas esquecem a regra de ouro e colocam várias unidades para competir em uma mesma região", conta a especialista.
Nadia afirma que a competição é comum entre franquias com muita procura. "Por conta da demanda quente, algumas marcas esquecem a regra de ouro e colocam várias unidades para competir em uma mesma região", conta a especialista.
Por
isso, antes de assinar, veja qual é a política de regiões da marca e se eles
preveem competição entre unidades.
5.
O risco pode ser você
A primeira ideia que você deve eliminar da cabeça é de que não existem riscos ao adquirir uma franquia. Eles existem em qualquer segmento, mas não estão apenas no modelo.
A primeira ideia que você deve eliminar da cabeça é de que não existem riscos ao adquirir uma franquia. Eles existem em qualquer segmento, mas não estão apenas no modelo.
Em uma
franquia, quem é responsável pela motivação da equipe e do controle do capital
é o franqueado, ou seja, você, e isso exige mais do que dedicação, demandando
também algum conhecimento em recursos humanos e administração. "Se você
quiser melhorar nessas áreas, comece pesquisando pela internet e passe a
participar de eventos sobre gestão de negócios. Além disso, não tenha medo de
voltar as carteiras e fazer cursos especializados", conclui Nadia.
Fonte: UOL Economia
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