Cenário:
competição internacional. Seus concorrentes não estão parados, evoluíram. Mesmo
os que antes eram considerados fracos oponentes se instrumentalizaram, buscaram
conhecimento e recursos. Muitas vezes via contratação de técnicos estrangeiros,
experientes.
Por
outro lado, na seleção dos recursos humanos para as equipes, você sabe que seus
concorrentes internacionais estão constantemente rastreando o que há de melhor,
e fazendo contratações. Deste modo, os melhores indivíduos (jogadores) têm tido
mais acesso a experiências internacionais. Você nota que é raro o profissional
das seleções que nunca teve essa exposição.
O
negócio futebol todo mudou desde que você surgiu como um adversário competente.
A sua marca BRAZIL virou referência. E, manter a reputação e resultados é ainda
mais difícil.
Você selecionou seu time, fez diversas preparações. Obteve
resultados favoráveis. Animou-se. O time também. E, o seu "mercado"
se empolgou. Seus "clientes" (torcedores e fanáticos) têm uma
expectativa elevadíssima para os próximos jogos.
E eles
começam. Agora mais difíceis, pois estando nos seu território, seus clientes
apostaram todas as fichas em você e no time. Estão de olho nos seus resultados,
estão mais informados, comparam o seu desempenho com o dos concorrentes.
E,
parece que o seu time não está tão preparado como pensava. Seu desempenho está
inconstante. Já não pode esconder: se fossem licitações, teriam ganhado somente
duas; nas outras duas estaria dependendo de outros critérios de desempate,
extrapolando a competência técnica.
Para
emplacar resultados, você não pode apenas contar com estrelas individuais, que
embora talentosas, não têm como produzir resultados pela equipe toda. Seu time
tem que estar entrosado, afiado, alinhado.
Para
vencer é imperativo ter um time motivado, com foco, com "gana". Ainda
mais quando o embate se tornou muito mais equilibrado. Assim, a força do time,
a combatividade, a garra, o controle emocional, o espírito de luta é que vai
superando os recursos individuais.
É nisto
que você tem que trabalhar rapidamente. No entrosamento, na liderança do time,
no esquema tático, na frieza ante a pressão e lances desfavoráveis. Resiliência
e persistência são decisivas: não dá para contar com falhas dos concorrentes e
eventual benevolência de alguém.
Você
tem que lutar levando todos os fatores em consideração. O empreendedor leva em
conta diferentes cenários. Mas, na situação atual, deve considerar, sobretudo,
o pessimista. Seu negócio tem que estar preparado e resistir ante o pior
cenário, para poder superar os fatores contrários e até o azar.
Os
ajustes têm que ser feitos imediatamente, em tempo real. Não dá para titubear.
Há que trocar a tática, mudar seus jogadores sem que este ou aquele se sinta
ofendido. Todos devem estar imbuídos de que lutam por algo maior. Afinal, somos
humanos, e não máquinas com uniformidade de desempenho.
O
espírito da equipe deve estar acima dos indivíduos. Estes não estão lá apenas
para aumentar seu valor no mercado internacional. Você tem um papel decisivo:
inspirar, motivar, direcionar, exigir mais. Sem receio de se adequar: a
situação demanda ser exigente e mais agressivo em termos de resultado.
Afinal,
se você e o time não apresentarem resultado, vão ser engolidos e ficar vendo os
concorrentes erguerem a taça, esperando nova oportunidade que, na Copa, vem a
cada quatro anos. No mundo real dos negócios, pode nem vir mais. Os clientes
podem estar perdidos para sempre. Esta é a regra do jogo que você tem que
aprender.
Fonte: UOL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário