Bons
contatos ajudam a ampliar seu alcance e descobrir oportunidades profissionais e
de negócios. No entanto, fazer o tal "networking" não é apenas
conhecer gente e encher a lista de colegas, é preciso saber em que e quando
cada um dos contatos pode ajudar --e, claro, fazer com que os potenciais
parceiros saibam quem é você.
O UOL conversou com três especialistas e pediu
dicas de como fazer contatos eficientemente. Confira mais abaixo as orientações
e faça o teste para saber se sua rede é boa.
1.
Defina quem é seu alvo
A regra
basicamente é saber com quem falar. "É preciso definir qual é seu
público-alvo. Uma dica é descrever quem é seu parceiro ideal e a partir daí
atingir profissionais parecidos", diz Luiz Piovesana, cofundador da
rede social para empresários Empreendemia.
2.
Planeje suas conexões
"Networking
não é [feito] só ao acaso. Ele deve ser planejado para que se tenha conexões
propositais. É preciso definir pessoas que possam ser interessantes para que a
gente converse e dê sequência no contato", aponta a consultora de
marketing digital Martha Gabriel.
Antes
de ir a qualquer evento em que haverá pessoas de seu interesse, pesquise quem
vai estar lá e vá preparado para iniciar uma conversa, indica.
3.
'Networking' não se faz apenas no ambiente de trabalho
Muitos
profissionais pensam que fazer contatos com possíveis parceiros de negócio é
uma prática restrita ao ambiente de trabalho. Contatos proveitosos podem
aparecer em um bar, durante um evento esportivo ou até mesmo em uma festa de
casamento.
Não
estrague o lazer por isso, mas guarde o nome da pessoa e faça um contato
posterior.
4.
Preste atenção no outro
"Fazer
networking é mostrar interesse no outro. Se você ficar falando só de si mesmo,
interessado em vender seu ponto de vista e se promover, a conexão não vai
acontecer", alerta Martha Gabriel.
5. Use redes sociais, mas não seja um caçador de conexões
O
profissional e sua empresa devem saber se comunicar pelas redes sociais. É
possível aumentar seu networking assim? Para o professor da ESPM (Escola
Superior de Publicidade e Marketing) Ricardo Haas Taraby, sim, desde que o
empreendedor saiba valorizar a experiência.
"[Nas
redes sociais], você consegue falar com muita gente a um custo
competitivo." Os contatos podem ser feitos pelo Facebook ou pelo Linkedin,
mas não adianta disparar convites para todo tipo de pessoa. Selecione as
pessoas com quem pretende fazer contato sabendo o que elas podem lhe oferecer e
deixando claro como você pode ajudá-las.
6.
Frequente eventos e esteja onde seu alvo está
De
quantos eventos você participou no último mês? De quantos você acha que deve
participar? "Não adianta participar de eventos se parceiros ou clientes
não estão lá, estar no Facebook se quem o interessa também não está lá",
diz Piovesana.
Além de
estar onde seu cliente está, frequente feiras, congressos e eventos em que você
possa também encontrar parceiros e fornecedores.
7.
Ligue as pessoas e torne-se um conector
Apresente
seus amigos uns aos outros quando perceber que existem afinidades de
experiências e negócios. Essa ponte criada entre conhecidos é uma das mais
antigas formas de conectar pessoas e ainda é válida. Faça isso com eficiência e
os outros farão o mesmo por você.
8.
Controle o e-mail marketing
Enviar
e-mails de marketing de sua empresa ou de seus serviços com uma mensagem padrão
para uma base de contatos não é eficiente na hora de conquistar negócios e
trabalhos, afirma Piovesana.
"É
um esforço alto, mas que não tem o retorno esperado. A dica é segmentar ao
máximo a comunicação dentro da sua rede e não falar a mesma coisa para pessoas
que querem coisas diferentes."
9.
Estabeleça uma rotina -- e tenha paciência
"'Newtworking'
é um trabalho de formiguinha: de um em um. Do dia para a noite, você não vai
gerar 300 parceiros. Tem empresário que não tem paciência", diz Piovesana.
10.
Dose o contato
A dosagem
da comunicação deve ser controlada, esse é o grande segredo. "Tem pessoas
que adoram receber SMS a cada meia hora, outras não. O profissional deve desrespeitar
a frequência tolerada pelo seu cliente, parceiro ou fornecedor", diz
Taraby.
Fonte: InfoMoney
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